20 C
Ponta Porã
terça-feira, 24 de maio, 2022
InícioBrasil & MundoApós tempestades, alerta de "grande perigo" é emitido para MG, RJ e...

Após tempestades, alerta de “grande perigo” é emitido para MG, RJ e SP


source
Chuva no Rio de Janeiro
Rodrigo Soldon Souza / Creative Commons

Chuva no Rio de Janeiro

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta sexta-feira, 28, um alerta vermelho de “grande perigo” por conta de tempestades . De acordo com o alerta do instituto, parte do Sul de Minas e outras muitas áreas que podem ser afetadas, como Rio de Janeiro e São Paulo, podem ser atingidas por chuvas superiores a 60 milímetros por hora ou superiores a 100 milímetros/dia, ventos superiores a 100 quilômetros por hora e queda de granizo. O alerta vai das 16h desta sexta-feira até às 9h de sábado, 29.

As regiões que devem ser afetadas são: Campinas, Sul/Sudoeste de Minas, Zona da Mata, Sul Fluminense, Campo das Vertentes, Vale do Paraíba Paulista, Piracicaba, Centro Fluminense, Metropolitana de São Paulo, Macro Metropolitana Paulista, Metropolitana do Rio de Janeiro, Oeste de Minas, Araraquara e Ribeirão Preto.

Segundo o Inmet, há grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário. O alerta é para que aparelhos elétricos e, se possível, o quadro geral de energia sejam desligados durante a tempestade. Em situações de grande perigo, deve-se ligar para a Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193).

MAIS LIDAS