O município de Breves (PA), localizado na maior ilha fluviomarítma do mundo – Marajó, torna-se o primeiro a fazer perícias médicas presenciais na região. Na primeira semana do serviço (15 a 19 de setembro), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) disponibilizou 60 vagas de atendimento e a oferta pode aumentar para até 150 agendas por semana; o que evita a viagem de barco por 12 horas para receber o serviço na capital Belém. As perícias médicas acontecem em parceria com o Ministério da Previdência Social que, graças ao último concurso público para a carreira, nomeou dois peritos para a unidade.
“Essa é uma conquista de grande importância para a cidade de Breves e para a ilha do Marajó. Acima de tudo, é muito gratificante saber que nossos esforços auxiliarão tantos que necessitam da Previdência Social brasileira”, comemorou o gerente-executivo do INSS Belém, Benjamin Oliveira, ao falar da implantação do serviço na cidade mais populosa da região.
A novidade também vai beneficiar os moradores dos demais municípios marajoaras, que também poderão contar com o serviço médico-pericial. Um serviço importante, considerando que o arquipélago, com mais de meio milhão habitantes, tem nove dos 17 municípios citados entre os 34 piores Índices de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do Brasil (Atlas BR 2013).
Para o coordenador regional da Perícia Médica Federal (PMF) das regiões Norte e Centro-Oeste, Márcio Maués, “é fundamental registrar que esse é um momento histórico. A resistência e sabedoria ancestral daqui agora se aliam a novas tecnologias como a perícia presencial, que luta para a redução da invisibilidade das pessoas que vivem no universo Amazônico”, pontuou o servidor.
Para agendar a perícia médica, o cidadão marajoara pode ligar para o telefone 135 – disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h – ou acessar o site/ aplicativo Meu INSS e selecionar o serviço “Agendar Perícia”. No atendimento é preciso apresentar documento de identificação oficial com foto e relatórios médicos, como atestados, laudos e exames.
PREVBarco
O PREVBarco Belém também realiza o atendimento presencial do serviço de perícia médica na região do Marajó. A partir da próxima segunda-feira (22), a unidade móvel flutuante estará em Bagre, onde ficará ancorada até o dia 26. Para conferir o cronograma de viagens do PREVBarco Belém, clique aqui.


