21.5 C
Ponta Porã
quinta-feira, 25 de abril, 2024
InícioEloir VieiraArtigo: Como viver nestes dias maus?

Artigo: Como viver nestes dias maus?

Por: Eloir Vieira

“Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo, porquanto os dias são maus” (Ef 5.16).

A Bíblia nos instrui como devemos andar nestes dias maus: Estar sempre atento, bem informado sobre tudo o que está acontecendo no mundo todo, e ter conhecimento das Escrituras Sagradas, para notar as profecias se cumprindo dia a dia. Sabendo que as profecias estão se cumprindo, nos dá a certeza de que Deus está no controle de todas as coisas, e que dias piores virão para se cumprir as Sagradas Escrituras.

A Bíblia também nos aconselha, a aproveitarmos com sabedoria e prudência, os dias de vida que temos na terra; não desperdiçando este tempo precioso, apesar de tanta injustiça e maldade, violência, pestes, enfermidades, e tantas tribulações. No mundo passamos por situações diversas, mas o nosso futuro está garantido na eternidade; porque o Senhor Jesus, nos prometeu: “Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo” (Jo 16.33).

Estar atento, agir com prudência, sendo sábio e não néscio, podemos evitar uma série de transtornos, decepções, e até tragédias na nossa vida; fazendo a nossa parte, Deus faz a dele; e a nossa parte é praticar a Palavra de Deus: “Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes” (Ef 6.13).

Muitas coisas más, podemos evitar, se formos prudentes e sábios. Por exemplo: Tomar os devidos cuidados para não ser acometido de vírus e outras doenças contagiosas; não participar de ambientes regados a bebidas alcoólicas e drogas, e nem consumir essas coisas; não discutir, não brigar, mas viver uma vida em santificação e paz: “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hb 12.14).

A instituição religiosa é boa para congregarmos com os nossos irmãos em Cristo; mas a igreja começa em casa! A primeira igreja é a família! É na família que começa o louvor e a adoração a Deus, com os ensinamentos do Senhor, sendo colocados em prática! Vivendo em obediência ao evangelho de Cristo, estamos revestidos da armadura de Deus contra todas as ciladas do inimigo: “Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo” (Ef 6.11).

As ciladas, as armadilhas do diabo, são armadas nas áreas das nossas fraquezas. Contra essas forças, combatemos com orações, com fé, com verdade e fidelidade a Deus na obediência à sua Palavra. E não contra pessoas como nós, criadas a imagem e semelhança de Deus: “Porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais” (Ef 6.12). Deus abençoe!