31 C
Ponta Porã
quarta-feira, 1 de maio, 2024
InícioEloir VieiraArtigo: Coronavírus, é Bíblico?

Artigo: Coronavírus, é Bíblico?

Por: Eloir Vieira

“Mandou, pois, o Senhor a peste a Israel; e caíram de Israel setenta mil homens” (1ºCr 21.14).

Deus mandava peste a Israel, por causa da sua desobediência, seus pecados: “Mandou, pois, o Senhor a peste a Israel; e caíram de Israel setenta mil homens” (1ºCr 21.14).

Peste é doença infectocontagiosa que se manifesta sob a forma bubônica, pulmonar ou septicêmica, provocada por Bacillus pestis, que é transmitido ao homem.

A COVID-19 é uma doença causada pelo coronavírus, denominado SARS-CoV-2, que apresenta um espectro clínico variando de infecções assintomáticas a quadros graves. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a maioria (cerca de 80%) dos pacientes com COVID-19 podem ser assintomáticos ou oligossintomáticos (poucos sintomas), e aproximadamente 20% dos casos detectados requer atendimento hospitalar por apresentarem dificuldade respiratória, dos quais aproximadamente 5% podem necessitar de suporte ventilatório.

Uma pandemia localizada em determinadas regiões apenas, podemos definir como parte dos sinais iniciais da vinda do Senhor: “Mas todas essas coisas são o princípio das dores” (Mt 24.8). Porém, o coronavírus, a covid-19, assola o mundo inteiro; fato que acende uma luz de alerta dizendo que as dores estão aumentando e vão ficar piores, considerando o que virá após o arrebatamento da igreja e manifestação do anticristo.

Trata-se da abertura dos sete selos por Jesus Cristo, onde o 4º selo, além de pestes, trará também, guerra, fome e animais famintos devorando pessoas: “E olhei, e eis um cavalo amarelo; e o que estava assentado sobre ele tinha por nome morte; e o inferno o seguia; e foi-lhes dado poder para matar a quarta parte da terra com espada, e com fome, e com peste, e com as feras da terra” (Ap 6.8). Isso na Grande Tribulação, com o anticristo.

Há muita divergência entre religiosos, com relação ao corona virus, a Covid-19. Alguns, atribuem ao diabo, e repreendem o vírus e os demônios; outros, afirmam ser providência de Deus, por causa do pecado do homem. Afinal, desde os tempos antigos, Deus utiliza-se de pestes para falar, corrigir, disciplinar, punir e castigar o povo desobediente, rebelde, escarnecedor. Em Êxodo, estão registradas dez pragas contra o Egito, Faraó e seu povo, por oprimir os israelitas e não permitir que saíssem para adorar ao Senhor!

Deus castigava seu povo por causa da desobediência: “E enviarei entre eles a espada, a fome e a peste, até que se consumam de sobre a terra que dei a eles e a seus pais” (Jr 24.10). “Converte-te, ó Israel, ao Senhor, teu Deus; porque, pelos teus pecados, tens caído” (Os 14.1). O profeta Oseias exortava o povo a obedecer e adorar a Deus: “Tomai convosco palavras e convertei-vos ao Senhor; dizei-lhe: Expulsa toda a iniquidade e recebe o bem; e daremos como bezerros os sacrifícios dos nossos lábios” (Oseias 14.2).

O Coronavírus, ou Covid-19, é peste; e peste é bíblico. Se é Deus que mandou, não sabemos, mas devemos no mínimo refletir sobre como vive a humanidade hoje.