20.4 C
Ponta Porã
quinta-feira, 25 de abril, 2024
InícioEloir VieiraArtigo: O verdadeiro significado da Páscoa

Artigo: O verdadeiro significado da Páscoa

Por: Eloir Vieira

18/04/2020 13h – DN

“Tomarão do sangue e o porão em ambas as ombreiras e na verga da porta, nas casas em que o comerem” (Êxodo 12.7).

A Páscoa teve sua origem nos tempos do Velho Testamento, por ocasião do êxodo do povo de Israel da terra do Egito. A Bíblia relata o acontecimento no capítulo 12 do livro do Êxodo. Faraó, o rei do Egito, não queria deixar o povo de Israel sair para adorar a Deus, então muitas pragas vieram sobre ele e seu povo. A décima praga, porém, foi fatal: a matança dos primogênitos – o filho mais velho seria morto. Segundo as Escrituras Sagradas, cada família hebreia, no dia 14 de Nisã, deveria sacrificar um cordeiro e espargir o seu sangue nos umbrais das portas de suas casas.

Este era o sinal, para que o mensageiro de Deus, não atingisse essas casas com a praga. A carne do cordeiro deveria ser comida juntamente com pão não fermentado e ervas amargas para então, o povo sair do Egito. Segundo a narrativa Bíblica, à meia-noite todos os primogênitos egípcios, inclusive o primogênito do Faraó foram mortos. Então Faraó, permitiu que o povo de Israel saísse, com medo de que todos morressem.

A partir dali, cada família hebreia deveria observar anualmente a festa da Páscoa, palavra hebraica que significa “passagem” “passar por cima”. Esta festa deveria lembrar não só a libertação da escravidão egípcia, mas também a libertação da escravidão do pecado, pelo sangue de Jesus Cristo: “No dia seguinte, João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” (João 1.29).

Simbolicamente, todos que creem, participam da ceia; comem o pão, que representa o corpo, e bebem do cálice, que representa o sangue de Jesus Cristo: “Enquanto comiam Jesus tomou o pão, deu graças, partiu-o, e o deu aos seus discípulos, dizendo: Tomem e comam; isto é o meu corpo. Em seguida tomou o cálice, deu graças e o ofereceu aos discípulos, dizendo: Bebam dele todos vocês. Isto é o meu sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos, para perdão de pecados” (Mt 26.26-28).

Jesus estava prestes a se sacrificar para salvar: “Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer desse pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo” (Jo 6.51). “E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome; e quem crê em mim nunca terá sede” (Jo 6.35). Note: “aquele que vem a mim”. A salvação é de graça, mas temos que buscar Jesus! Todo cristão celebra a ceia comendo o pão e bebendo do cálice: “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim, e eu nele” (Jo 6.56). Isto é mandamento! Comer o corpo e beber o sangue significa viver Cristo em obediência até o fim!

Artigo: O verdadeiro significado da Páscoa