César Karam, investidor e empresário, dá dicas sobre como fazer o dinheiro render mais no fim do ano

Com a chegada do fim do ano, a maior parte da população já começa a pensar nos presentes de natal e nas viagens de réveillon. Porém, é importante considerar usos mais rentáveis para o utilizar o 13º salário, de forma que nenhum plano fique comprometido e você possa usar esse dinheiro extra da melhor forma possível.

César Karam, empresário e investidor, acredita que o 13º pode ser um pontapé inicial para o início de um hábito que pode garantir conforto e realização de sonhos em todos os outros meses do ano: o investimento. “Existem diversas alternativas para investir o 13º salário, elas podem, inclusive, ser adaptadas ao perfil de cada pessoa. Assim, é um investimento que fica confortável e acessível”, opina.

Para os perfis conservadores, isto é, não querem arriscar grandes quantias de dinheiro, o especialista acredita que uma das melhores opções é a renda fixa. “O título do tesouro nacional pré-fixado que vence em 2024 é uma alternativa. Está acontecendo uma anomalia, ele está pagando 11,05% ao ano, que é mais que o de 2026, por exemplo. Isso é raríssimo, normalmente os títulos mais longos, são os que pagam mais”, explica o investidor. Além deste investimento, é interessante também ter parte do capital em títulos que ganham com a inflação, como o Tesouro Ipca +. 

Para quem já está mais confortável com o mercado financeiro, César Karam acredita que o investimento em fundos imobiliários deve ser considerado. “Você sabia que é possível comprar uma quantidade grande de imóveis por um pequeno valor através dos fundos imobiliários? E estes são os únicos investimentos que ainda não se recuperaram do período pandêmico, ou seja, os preços estão muito bons”, afirma.

Por fim, para os investidores mais arrojados, o mercado de ações continua sendo uma opção bastante atrativa. “O Banco do Brasil, que é uma empresa centenária, está sendo negociado a dois terços do seu valor patrimonial, não deve-se deixar essa oportunidade passar”, aconselha o especialista.

Sobre César Karam

Formado em administração de empresas e com especialização na área de investimentos, César Karam estudou a fundo a Bolsa de Valores, e hoje possui grande conhecimento sobre esse mercado. 

Karam participou de cursos específicos de Bolsa de Valores, formação em coaching e PNL, concluiu um MBA na Fundação Getúlio Vargas e desenvolveu seu próprio método de investimentos.

Comentários