Por: Eloir Vieira

“O qual também nos selou e deu o penhor do Espírito em nossos corações” (2ªCo 1.22).

Muitas pessoas acham que a salvação é automática; que ao morrem fisicamente, suas almas vão direto para a eternidade com Deus; pura enganação! Milhares de pessoas vão para a perdição eterna diariamente por não receberem em vida o dom do Espírito Santo, que é o selo de Deus, que garante a salvação. A Palavra de Deus diz que precisamos ser selados com o selo de Deus, que é o Espírito Santo: “Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa” (Ef 1.13).

O Espírito Santo, se une ao nosso espírito, e nos torna filhos de Deus (Rm 8.14-17). Como filhos, não vivemos de qualquer jeito, praticando injustiças, maldades, pecados, para não aborrecer o Espírito Santo, o selo de Deus que nos salva: “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o Dia da redenção” (Ef 4.30).

Redenção: Resgate do gênero humano por Jesus Cristo; auxílio, proteção que livra de situação difícil; salvação. Quem possui o Espírito Santo está selado: “Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora. E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo” (Rm 8.22,23).

Deus nos salva gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus; pela fé em Jesus Cristo somos salvos (Rm 3.23-26). Ao crermos e sermos batizados, recebemos o dom do Espírito Santo, que nos sela como filhos de Deus: “E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo” (Atos 2.38). “Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus” (RM 8.14).

Arrepender-se, significa mudar de estilo de vida; é mudança de comportamento; é não viver mais para si, mas para Deus, temendo e obedecendo a sua Palavra; isto é conversão: “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham, assim, os tempos do refrigério pela presença do Senhor” (AT 3.19).

O Espírito santo está disponível a toda a humanidade, basta apenas pedir: “Pois, se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?” (Lc 11.13). O Espírito Santo não entra na pessoa como um intruso, não! Mas, assim como procuramos alguém, batemos na sua porta e pedimos algo, também precisamos buscar Deus, bater na porta e pedir! Deus não nega seu Espírito a quem busca, bate e pede: “E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á” (Lc 11.9).

Deus selou Jesus (Jo 6.27). E sela cada um que crê e se arrepende. O arrependimento tem que ser em vida; depois da morte, o que vem é o juízo (Hb 9.27).

Comentários