23 C
Ponta Porã
quinta-feira, 28 de março, 2024
InícioEloir VieiraArtigo: Todas as pessoas são salvas?

Artigo: Todas as pessoas são salvas?

Por: Eloir Vieira

Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele” (Jo 3.17).

Deus ama a todos indistintamente, sem discriminação porque Deus não tem acepção de pessoas (At 10.34; Rm 2.11). Deus sacrificou a seu Filho Jesus Cristo, para o perdão dos pecados de todos, mas somente os que creem são salvos: “Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más” (Jo 3.18,19).

Quem crê em Deus já é salvo: “Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida” (Jo 5.24). A salvação é um presente de Deus, que não exige nada em troca. Não há nada que o ser humano possa fazer, para merecer a salvação: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de voz; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie” (Ef 2.8,9).

Quem crê se salva e quem não crê, perde a salvação gratuita: “Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado” (Mc 16.16).  Não crendo, morre em seus pecados (Jo 8.24). Se a salvação fosse automática, não haveria necessidade de Jesus instituir discípulos para pregar o evangelho, batizar os que crerem e ensinar-lhes o que fazer; bastava Deus salvar a todos, quando tudo foi consumado na cruz por Jesus Cristo!

A salvação está garantida a todos que creem: “Desde então, começou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos Céus” (Mt 4.17). Arrependimento é mudança de comportamento; crer é obedecer: “E dizendo: O tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no evangelho” (Mc 1.15).

Os pecadores devem se arrepender dos seus pecados, crer no coração, e confessar a sua fé em Cristo: “A saber: Se, com a tua boca, confessares ao Senhor Jesus e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, será salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação” (Rm 10.9,10).

Para ser salvo, precisa ter fé. A pessoa ouve a Palavra de Deus e crê: “De sorte que a fé é pelo ouvir, e ouvir pela palavra de Deus” (Rm 10.17). Ninguém morre sem ter ouvido falar de Deus e de Jesus: “Mas digo: Porventura, não ouviram? Sim, por certo, pois por toda a terra saiu a voz deles, e as suas palavras até aos confins do mundo” (Rm 10.19).

Muitos ouvem, mas não creem, não praticam os ensinamentos do Senhor, isto acontece para se cumprir a profecia: “Mas nem todos obedecem ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem creu na nossa pregação?” (Rm 10.16). Os judeus, povo de Deus, não creram em Jesus, Filho de Deus: “Mas contra Israel diz: Todo o dia estendi as minhas mãos a um povo rebelde e contradizente” (Rm 10.21; Is 65.2). Creia em Jesus Cristo!