Por: Eloir Vieira

“Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito” (Jo 14.26).

Deus derramou do seu Espírito a toda a carne; mas, todos têm o Espírito de Deus? O ser humano nasce com o seu espírito, soprado por Deus: “E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente” (Gn 2.7). Precisamos do dom do Espírito Santo, para ter comunhão com Deus e viver eternamente. O Espírito Santo é o selo de Deus em cada cristão: “O qual também nos selou e deu o penhor do Espírito em nossos corações” (2ªCo 1.22).

Ao ser batizada, a pessoa recebe o dom do Espírito Santo, que é o selo de Deus, passando de criatura para filho de Deus: “E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo” (At 2.38). “Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus” (Rm 8.14).

O Espírito Santo, se une ao nosso espírito, que nos torna filhos de Deus (Rm 8.14-17). Como filhos, não vivemos de qualquer jeito, praticando injustiças, maldades, pecados, para não aborrecer o Espírito Santo, o selo de Deus que nos salva: “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o Dia da redenção” (Ef 4.30).

Jesus prometeu aos seus seguidores, o Espírito Santo para sempre: “E, eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre” (Jo 14.16). O Espírito Santo só habita nos que creem e obedecem a Palavra de Deus: “O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco e estará em vós” (Jo 14.17).

Os ímpios e escarnecedores, que causam divisões, discórdias, dissensões, sensualidade, não possuem o Espírito Santo: “Estes são os que causam divisões, sensuais, que não têm o Espírito” (Jd 1.19). Depois que a pessoa ouve a Palavra, é evangelizada, e crê, ela é selada por Deus, com o Espírito Santo, para então, ser salva: “Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa” (Ef 1.13).

O Espírito Santo está disponível a quem quiser: “Pois, se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem” (Lc 11.13). Disse Jesus: “E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á; porque qualquer que pede recebe; e quem busca acha; e a quem bate, abrir-se-lhe-á” (Lc 11.9,10). Se você tem dúvida se tem o Espírito Santo ou não, avalie seu relacionamento com Deus. Jesus te ama!

Comentários