Asteroide ganha nome da embaixadora mirim do MCTI

Arquivo pessoal

Sabia que tem um asteroide batizado com o nome de uma brasileira? Nascida em Alagoas e moradora do Ceará, a divulgadora científica e embaixadora mirim do Pop Ciência do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Nicole Semião, de 12 anos, recebeu uma homenagem divulgada no Boletim nº 5, edição 19 do Working Group for Small Bodies Nomenclature (WGSBN) da União Astronômica Internacional (IAU). 

A publicação trouxe a informação de que o asteroide 2006 SU218, descoberto em 26 de setembro de 2006, no Cinturão de Asteroides entre Marte e Júpiter, e confirmado recentemente, passou a se chamar (292352) Nicolinha, em homenagem à astrônoma mirim, referência na divulgação científica. 

“Fiquei muito feliz e emocionada com a homenagem e tem sido gratificante falar para as crianças que tudo que eu conquistei até hoje é resultado de muita dedicação aos estudos, pesquisas e participação em projetos de ciência cidadã. Acredito que o impacto maior ainda está por vir, porque está tudo muito recente ainda”, contou a alagoana.

Nicolinha já ajudou a detectar 80 asteroides e, desde cedo, demonstrou uma grande afinidade com a área. Nascida em 2012, Nicolinha, desde os 6 anos, inspira crianças em projetos de ciência cidadã e promove palestras em escolas. Porém, quando ela iniciou essa jornada, enfrentou alguns desafios pela pouca idade.

“Comecei através do projeto Caça-Asteroides, e o maior desafio na época foi encontrar adultos que aceitassem criança na equipe, tanto que participei com meus pais, porque ninguém queria fazer equipe comigo. Mas eu não desisti”, relatou a embaixadora mirim.

Reconhecimento internacional

Em 2022, com apenas 8 anos de idade, ela foi incluída pela primeira vez na lista do Global Child Prodigy Awards (GCP Awards) como uma das 100 crianças-prodígio do mundo, sendo a única representante na categoria de astronomia. Este ano, ela voltou a ser selecionada pelo GCP Awards entre as 100 crianças prodígios na categoria em Ciências Espaciais e Astronomia. Ao lado da jovem, os também embaixadores mirins do MCTI, as irmãs Beatriz e Isabella Toassa, conhecidas nas redes sociais como Dupla Big Bang; e João Pedro Moreira, conhecido como JP das Galáxias, receberam o prêmio em cerimônia no Parlamento Britânico, em Londres.

Referência para crianças e adolescentes interessados em ciência e astronomia, Nicolinha reforça a importância da dedicação e do esforço nos estudos e deixa um recado aos que sonham seguir carreira na área. “Estude bastante, se dedique e trace o seu objetivo. Mesmo que você mude de ideia no meio do caminho, lembre-se, você ainda é uma criança e não tem problema mudar de ideia e traçar novas metas adiante”. 

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação