Judô
A seleção brasileira de judô teve a melhor campanha de sua história e se tornou líder do quadro de medalhas da competição. O Campeonato Pan-Americano e Oceania 2025 foi disputado entre 25 e 26 de abril, em Santiago, no Chile. A equipe teve um desempenho impressionante, conquistando 16 medalhas: nove ouros, três pratas e quatro bronzes. Todos os atletas premiados são beneficiados pelo Bolsa Atleta, programa do Ministério do Esporte.
Atletismo
O Brasil foi campeão da 54ª edição do Campeonato Sul-Americano Adulto de Atletismo, realizado de 25 a 27 de abril, em Mar del Plata, na Argentina. A delegação brasileira manteve sua hegemonia na competição, somando 477 pontos na classificação geral. A Colômbia ficou com o vice-campeonato, e o Chile garantiu a terceira posição.
O Brasil conquistou a impressionante marca de 52 medalhas, sendo 20 ouros, 19 pratas e 13 bronzes. Destaque para a atleta Jucilene Lima, que venceu o lançamento de dardo e bateu o recorde da competição com a marca de 62,32m, superando o antigo recorde de 61,91m da colombiana Flor Denis Ruiz, estabelecido em 2017. Com esse resultado, Jucilene assume a 10ª posição do ranking mundial em 2025.
Natação paralímpica
O Brasil encerrou sua participação na etapa de Indianápolis do World Series com um total de dez medalhas: quatro ouros, cinco pratas e um bronze. Das medalhas conquistadas pelos nadadores brasileiros, seis foram obtidas por Gabriel Araújo, mais conhecido como “Gabrielzinho”.
Paracanoagem
A cidade de Siqueira Campos, no Paraná, recebeu, de 25 a 27 de abril, a segunda etapa da Copa Brasil, que reuniu mais de 40 atletas da modalidade. A atleta e diretora de Projetos Paradesportivos do Ministério do Esporte, Nayara Falcão, participou da categoria KL2 200m e garantiu a segunda colocação. A competição define vagas para o Campeonato Mundial de Paracanoagem, que será realizado em Milão, na Itália. Os atletas convocados serão anunciados em breve.
Ciclismo
A Seleção Brasileira encerrou sua participação no Campeonato Pan-Americano de Mountain Bike 2025, disputado em Pedregal, na Costa Rica. O atleta Ulan Galinski conseguiu um ótimo resultado e conquistou a medalha de prata na categoria Elite Masculino do Cross Country Olímpico (XCO).
Tênis de mesa paralímpico
O Brasil brilhou no ITTF World Para Challenger 2025, realizado em São Paulo. Na competição internacional, que ocorreu no Centro de Treinamento do Comitê Paralímpico Brasileiro, a equipe conquistou impressionantes 43 medalhas: 12 ouros, 15 pratas e 16 bronzes, terminando como a melhor nação entre as oito presentes na capital paulista.
Canoagem Slalom e Caiaque Cross
Piraju, em São Paulo, recebeu o Sul-Americano de Canoagem Slalom e Caiaque Cross, encerrado neste domingo (27). O Brasil terminou como líder geral do evento, conquistando 28 medalhas: 11 ouros, 10 pratas e sete bronzes. A Seleção Brasileira superou a Argentina, que conquistou cinco ouros, e o Chile, com três.
Vôlei de praia
O Campeonato Sul-Americano de Vôlei de Praia 2025, etapa de Santa Marta, na Colômbia, terminou no último domingo (27). A dupla Thainara e Talita Calixto ficou com a terceira colocação após perder para as equatorianas na semifinal e vencer a disputa pelo terceiro lugar contra as venezuelanas.
Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte
Fonte: Ministério do Esporte