Bahia comemora morte de Zé de Lessa em confronto com policiais de MS

Criminoso era fundador da facção BDM e um dos mais procurados naquele Estado

05/12/2019 07h50 – Midiamax

A morte de José Francisco Lumes, o Zé de Lessa, fundador e líder da facção criminosa BDM (Bonde do Maluco), foi comemorada na Bahia, seu estado de origem. Ele e mais quatro morreram em confronto com forças de segurança de Mato Grosso do Sul na manhã desta quarta-feira (04), na região entre Coronel Sapucaia e Aral Moreira, na fronteira com o Paraguai.

Zé de Lessa era suspeito de ter participado da tentativa de roubo a carro-forte ocorrida segunda-feira (02). De acordo com o jornal Correio 24 Horas, o secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa, comemorou o resultado da ação policial. “Graças a Deus”, disse.

“Estávamos há alguns anos trocando informações com a Polícia Federal e inclusive com a Polícia do Paraguai. Sabíamos que ele estava lá, trazendo droga para abastecer o BDM aqui no nosso estado e que, por algumas oportunidades nós tivemos quase próximos de pegá-lo, mas graças a Deus a polícia do Mato Grosso do Sul nessa ação conseguiu tirar ele de circulação”, disse Barbosa ao Correio 24 Horas.

Além da superioridade no confronto, a força-tarefa apreendeu armas de guerra, como fuzis de grosso calibre e até mesmo uma .50, capaz de derrubar aeronaves, e uma metralhadora AK-47, bem como munições de fuzil, três espingardas e uma pistola.

“Para nós é um alívio e agora é trabalhar em cima das informações que eles detém lá. Já pedimos para a inteligência (da Secretaria de Segurança Pública da Bahia) averiguar o que tinha com ele, quem estava andando com ele para ver se tem a informação de prática de outros crimes aqui no estado”, reforçou o secretário baiano.

Atuaram na ação equipes do DOF (Departamento de Operações de Fronteira), Defron (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira), Garras (Delegacia Especializada em Repressão a Roubos a Banco, Assaltos e Sequestros), Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) e CGPA (Coordenadoria Geral de Patrulhamento Aéreo), com helicóptero da polícia.

Bahia comemora morte de Zé de Lessa em confronto com policiais de MS

Bahia comemora morte de Zé de Lessa em confronto com policiais de MS