Banda de Mato Grosso do Sul disputa vaga no festival João Rock no interior de São Paulo

Divulgação

O festival acontece anualmente, desde 2002, com apoio da a Abrafin (Associação Brasileira de Festivais Independentes).

A banda sul-mato-grossense Codinome Winchester disputa uma vaga em concurso de bandas do festival de música João Rock, que será realizado no dia 14 de Junho, em Ribeirão Preto (SP). O festival, voltado para os gêneros musicais rock, rock alternativo, pop e heavy metal, é um dos principais do país e conta com atrações renomadas nacionalmente.

Nete ano, o festival já confirmou atrações como Natiruts, Planet Hemp, BaianaSystem, Marcelo Falcão, Nando Reis, Barão Vermelho, Cidade Negra, Rael, entre outras. O festival acontece anualmente, desde 2002, com apoio da a Abrafin (Associação Brasileira de Festivais Independentes).

“A cena de rock de Mato Grosso do Sul sempre foi muito interessante, cheia de bandas clássicas e também bandas novas, que surgem com muito potencial. Acredito que nós estamos num meio termo entre esses dois tipos. Precisamos tocar em eventos como esse para poder alavancar a banda e consequentemente a cena de rock do Estado a um novo patamar”, destaca o vocalista da banda, Sal dos Santos.

A visibilidade promovida por festivais de músicas como esse também é algo que a guitarrista e vocalista, Paula Fregatto, ressalta.

“festivais como o João Rock são vitais para a representatividade regional porque oferecem um palco significativo para talentos de diversas partes do país. A participação da Codinome Winchester nesse contexto é especialmente simbólica: a banda leva a força e a identidade musical de Mato Grosso do Sul para um dos maiores palcos do Brasil, reafirmando a potência criativa do Estado e abrindo caminhos para que outras vozes sul-mato-grossenses também sejam ouvidas. Esses eventos são verdadeiras vitrines que ajudam a construir pontes culturais e promovem um intercâmbio musical enriquecedor entre diferentes regiões do Brasil”, afirma.

Saiba como votar

A votação para o concurso de bandas, do qual a Codinome Winchester concorre, já está aberta. Assim, quem deseja votar tem até o dia 13 de maio para fazê-lo, através do link  https://concurso.joaorock.com.br/banda/codinome-winchester.

As 20 bandas mais votadas serão divulgadas no mesmo dia de encerramento das votações. Já o anúncio do resultado das três bandas classificadas ocorre no dia seguinte.

Sobre a banda

A Condinome Winchester surgiu em 2013, quando amigos campo-grandenses decidiram se unir e tocar em eventos da UFMS. Cada vez mais conhecida entre os jovens, a banda de rock começou a receber convites para tocar em casa noturnas da capital. Com o tempo, a Codinome Winchester chegou a se apresentar também no interior de Mato Grosso do Sul, em festivais do estado.

O grupo musical ainda participou do concurso “Temos Vagas”, promovido pelo festival Lollapalooza, ficando entre as bandas mais votadas do Brasil. Em 2014, a banda lançou o EP “10% Alien”, e no ano seguinte estrelou dois clipes, além de disponibilzar outro EP, intitulado “Ocasiões Espaciais”.

Além disto, em 2016 a banda gravou ao vivo no Rio de Janeiro o material “Acoustic Sessions”. O single acústico intitulado “A Busca”, agradou aos fãs e rendeu milhões de plays nas plataformas de streaming. Com esse sucesso, a banda gravou o disco “Reunião entre Céu e Inferno”, lançado pelo selo Toca Discos. Em 2024, a banda retornou com nova formação e o EP “Custo, Vida, Tempo, Trabalho”.

Atualmente, a banda tem a seguinte formação: Sal dos Santos (voz), Paula Fregatto (guitarra e voz), Guilherme Napa (bateria e voz), Arthur Maximilliano (guitarra) e Gabriel Penajo (baixo).

Fonte: Midiamax