Bicicultura: Cidades marca presença em evento da ciclomobilidade brasileira

O Bicicultura reúne todos os apaixonados pela bicicleta no país. Crédito: Luiz Saldanha/Aliança Bike.

Niterói (RJ) – As políticas públicas do Ministério das Cidades estiveram representadas no Encontro Brasileiro de Cicloativismo e Mobilidade por Bicicleta, o Bicicultura. Realizada em Niterói, no Rio de Janeiro, a 12ª edição do evento recebeu cerca de 5 mil participantes e teve como tema “Rodas que Mudam Cidades: Mobilidade e Vida”.

Neste ano, a programação incluiu feiras, palestras, conferências, oficinas, apresentação de trabalhos, dinâmicas e outras atividades culturais e esportivas. Os trabalhos aprovados passam a compor os anais do Bicicultura.

O coordenador de Regulação da Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Claudio Silva, participou da mesa de abertura do evento e de uma das oficinas, sobre a Estratégia Nacional de Promoção da Mobilidade por Bicicleta (Enabici). A iniciativa é organizada em conjunto com instituições que apoiam a gestão da Estratégia, como a UCB, a WRI Brasil e a Aliança Bike.

“A ocasião foi propícia para vivenciar de perto os avanços do poder público de Niterói, para o fortalecimento dos laços com as pessoas da rede e para a tomada de conhecimento das inúmeras iniciativas locais que estão sendo desenvolvidas no país. Vida longa ao Bicicultura”, comemorou o coordenador

Outro destaque da programação do Bicicultura foi a conferência “Mobilidade Ativa, Clima e COP30”, que debateu as possibilidades de contribuição da bicicleta e da mobilidade ativa para a mitigação e adaptação às mudanças climáticas, incluindo o Programa Bicicleta Brasil. Propostas e ações para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que acontecerá dos dias 10 a 21 de novembro em Belém (PA), também foram debatidas.

O que é o Bicicultura?

O Bicicultura é um encontro anual, organizado pela sociedade civil, para celebrar e impulsionar a cultura da bicicleta como meio de mobilidade nas cidades brasileiras. É um espaço para o convívio, compartilhamento de conhecimento e formação de alianças entre ciclistas, cicloativistas e todos os entusiastas e interessados, de todos os setores sociais, na democratização urbana, na sustentabilidade ambiental e na qualidade de vida que a bicicleta proporciona. Em 2026, a sede do Bicicultura será Fortaleza (CE).

Acesse a Central de Conteúdos do Ministério das Cidades

Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: [email protected]

 

Fonte: Ministério das Cidades