Bolsa Família em Ação leva capacitação e fortalecimento da gestão de municípios baianos

Apoiar as gestões locais para a execução das políticas sociais segue sendo uma das prioridades do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). Nesta quarta-feira (12.11), o projeto Bolsa Família em Ação desembarcou em Salvador, levando orientações técnicas para centenas de trabalhadores que atuam na ponta do atendimento aos beneficiários.

O projeto do MDS vai às capitais reunindo gestores estaduais e municipais do programa. Por meio de palestras, oficinas, rodas de conversa e atendimento individual, a dinâmica do projeto aproxima os gestores, além de criar um espaço de escuta e esclarecimento de dúvidas. Na abertura do evento, a secretária nacional de Renda de Cidadania do MDS, Eliane Aquino, reforçou a importância da intersetorialidade do Bolsa Família.

“O objetivo do Governo Federal é fazer com que todas as gestões entendam melhor sobre o funcionamento e as regras do Programa Bolsa Família. Queremos mostrar que não é somente transferência de renda e que os gestores saibam que outras políticas públicas podem ser levadas para os beneficiários do programa”, salientou a secretária do MDS.

As condicionalidades em saúde e educação, por exemplo, fazem a conexão entre o programa e as demais políticas públicas. “A gente só vai transformar a vida das famílias quando conseguir elevar a escolaridade e gerar oportunidades de qualificação profissional e de emprego, fazendo uma maior proteção social acontecer na vida dos beneficiários. É para isso que o Governo Federal está trabalhando, para que as pessoas tenham muito mais qualidade de vida e sejam felizes”, reforçou Eliane Aquino.

As equipes da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc) seguem em Salvador até quinta-feira (13.11), para fornecer informações técnicas. Durante as atividades, são feitas orientações sobre o uso de sistemas, atualização cadastral e integração entre o Bolsa Família e outros programas, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e ações de inclusão produtiva.

Já a secretária estadual de Assistência Social da Bahia, Fabya Reis, pontuou que o Bolsa Família inclui as populações mais vulnerabilizadas no orçamento das políticas públicas. “O programa é uma porta aberta para outros direitos, como saúde, educação e segurança alimentar. A gente segue junto nas ações de proteção social”, declarou.

Prefeituras, secretarias, diretorias e coordenações dos cerca de 417 municípios baianos participaram da atividade em Salvador. “Nós temos, aqui na Bahia, uma grande mobilização, para que juntos a gente aprimore e defenda esse direito que é o Programa Bolsa Família”, completou Fabya Reis.

Garantia de direitos

Coordenadora do Cadastro Único e do Bolsa Família na cidade de Itapitanga, Marta Lacerda chegou ao encontro para tirar dúvidas sobre o Índice de Gestão Descentralizada (IGD). Segundo ela, projetos como esse são fundamentais para melhorar o atendimento aos beneficiários.

“Nós moramos em uma cidade muito pequena, com pouco mais de dez mil habitantes.  Nós temos dificuldade de vir até Salvador, imagine ir até Brasília. Então, quando vocês se aproximam da gente, é algo muito importante, porque as nossas famílias são muito vulneráveis e a gente precisa sempre estar buscando conhecimento para passar mais adiante”, explicou Marta.

Para Ana Cristina Pereira, de 64 anos, existe a vida antes e depois do Bolsa Família. Há cerca de cinco meses, foi pedir auxílio em um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Salvador e, no mesmo dia, foi inscrita no Cadastro Único. Logo depois, passou a integrar o programa e a receber R$ 600, todos os meses.

“Eu só tenho a agradecer. Com o Bolsa Família, minha alimentação melhorou, consegui começar a comprar feijão, legumes, comprei panelas e um colchão para dormir também, porque antes eu dormia em um papelão”, contou a beneficiária, emocionada, durante a abertura do evento na capital baiana.

Em ação

O projeto Bolsa Família em Ação reúne um conjunto de ações estratégicas, como lives temáticas, seminários estaduais e o portal Bolsa Família em Ação. Esse ambiente virtual foi desenvolvido especialmente para gestoras e gestores do programa, oferecendo informações organizadas em botões temáticos de fácil acesso, além de cursos de Ensino a Distância (EAD), publicações, legislações e indicadores atualizados.

Assessoria de Comunicação – MDS

Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome