Presidente deu declaração após jornalista ter questionado se gostaria de se pronunciar sobre marca de 10 mil mortes. Segundo governo, são 11,5 mil mortes confirmadas.
12/05/2020 06h – G1
O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira (11) lamentar “cada morte” causada pelo novo coronavírus.
Bolsonaro deu a declaração na portaria do Palácio da Alvorada, residência oficial. O presidente foi questionado se gostaria de se pronunciar sobre a marca de 10 mil mortes no Brasil, registrada no fim de semana. Somente outros 5 países também ultrapassaram o número.
Segundo o Ministério da Saúde, até a tarde desta segunda-feira haviam sido registradas no país 11.519 mortes, além de 168.331 casos confirmados.
“Olha, eu lamento cada morte que ocorre a cada hora. Lamento. Agora, o que nós podemos fazer, o que nós todos podemos fazer é tratar com o devido zelo o recurso público”, afirmou Bolsonaro.
“Está tendo denúncia em tudo quanto é lugar, gente presa até pela Policia Federal, de desvio. Em vez de fazer a notinha de pesar, que eu acho válido, tudo bem, tá certo, também sou pesaroso nessas questões, tem que dar exemplo, pô. Gastar menos”, acrescentou.
Desde que a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a pandemia do novo coronavírus, isto é, reconheceu que o vírus se espalhou por vários continentes, Bolsonaro chamou a Covid-19, doença provocada pelo vírus, de “gripezinha” e “resfriadinho”. Já afirmou também que há “histeria” sobre o tema.
O presidente também já afirmou que os meios de comunicação espalharam “pavor” sobre o coronavírus.


