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quinta-feira, 25 de abril, 2024
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Botão de oração e parcerias de fé: por que o Facebook tem interesse nas igrejas?


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Facebook se aproxima das igrejas nos EUA
Unsplash/Alex Haney

Facebook se aproxima das igrejas nos EUA

O Facebook parece ter encontrado um nicho que interessa aos seus negócios: as igrejas . A rede social lançou um botão de orações nos Estados Unidos e tem se aproximado da comunidade religiosa no país. As informações são da Reuters.

As comunidades religiosas são, para o Facebook, uma oportunidade de fazer crescer o engajamento na rede social. Ainda em 2017, Mark Zuckerberg , CEO da empresa, já havia citado as igrejas como exemplo em um manifesto. Na ocasião, a plataforma criou uma equipe focada em “parcerias de fé”.

Com a chegada da pandemia de Covid-19 , os esforços da rede social aumentaram ainda mais. Nona Jones, diretora de parcerias religiosas do Facebook, disse à Reuters que o lançamento do botão de oração veio para atender à crescente demanda de pessoas pedindo preces na rede social. Jones também pastora na Flórida.

O botão foi lançado no final de maio nos Estados Unidos, e está presente em todos os grupo do Facebook no país. Com ele, as pessoas pedem preces e outras confirmam que vão rezar por aquele pedido. Os nomes de quem clicou em “eu orei” são contabilizados no próprio grupo, e os usuários podem escolher se serão notificados para lembrarem de orar novamente mais tarde.

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Além do botão

A aproximação do Facebook com comunidades religiosas vai muito além do lançamento da ferramenta. No mês passao, a empresa realizou a primeira cúpula virtual da fé, que reuniu líderes religiosos. Na ocasião, a diretora de operações Sheryl Sandberg falou sobre um futuro no qual ferramentas de realidade virtual e realidade aumentada seriam usadas em cultos religiosos.

No começo da pandemia, o Facebook chegou a enviar equipamentos tecnológicos para que as igrejas pudessem transmitir seus cultos ao vivo, já que os espaços físicos estavam fechados. Neste ano, a empresa iniciou um Conselho Consultivo Inter-religioso para realizar reuniões com líderes religiosos e educadores.

À Reuters, o Facebook afirma que os dados específicos sobre orações obtidos no novo botão não são usados para enviar publicidade direcionada.