Brasil celebra mais de 20 anos de políticas sociais em webinário com ministro Wellington Dias e secretários do MDS

Foto: Lyon Santos / MDS

O Banco Mundial e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) promovem, no dia 17 de setembro, o primeiro evento de uma série dedicada à proteção social. O webinário “Mais de Vinte Anos de Proteção Social no Brasil – lições e próximos passos” reunirá o ministro Wellington Dias e três de seus secretários para discutir os avanços, inovações e desafios de um dos sistemas de proteção social mais reconhecidos no mundo.

Ao longo das últimas duas décadas, o Brasil tornou-se referência global no combate à fome e à pobreza, com programas como o Bolsa Família, o registro social Cadastro Único e a ampla rede de serviços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Esses instrumentos foram decisivos para retirar milhões de pessoas da extrema pobreza e da fome, ao mesmo tempo em que inspiraram iniciativas internacionais. Em 2024, na presidência brasileira do G20, foi lançada a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, ampliando ainda mais a liderança do país no tema.

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias lembra que múltiplas crises interligadas vivenciadas nos dias atuais afetam direitos sociais e impactam as pessoas em situação de vulnerabilidade. “Este webinário é essencial para promover a troca de experiências e o aprofundamento de conhecimentos para a construção de um mundo mais justo e inclusivo. Ao longo dos anos, o Brasil promoveu a interoperabilidade dos registros sociais e consolidou importantes programas de proteção social, segurança alimentar  e inclusão socioeconômica, que levaram a resultados positivos e conquistas, como a saída do país do Mapa da Fome”, destaca.

Já o diretor de Desenvolvimento Humano do Banco Mundial para a América Latina e o Caribe,Jaime Saavedra, falou sobre a importância do encontro. “O Brasil construiu um sistema de proteção social robusto e inovador, capaz de responder a crises, reduzir desigualdades e garantir dignidade às famílias mais vulneráveis. Este evento é uma oportunidade para compartilhar aprendizados e debater como seguir avançando diante de novos desafios”, afirma.

Estrutura do evento

O encontro terá duração de 1h30 e contará com a participação de:

  • Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome
  • Eliane Aquino, secretária nacional de Renda de Cidadania do MDS
  • Rafael Osorio, secretário de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único do MDS
  • André Quintão, secretário nacional de Assistência Social do MDS
  • Will Wiseman, gerente de Proteção Social e Emprego para América Latina, Banco Mundial
  • Tiago Falcão, especialista sênior em Proteção Social do Banco Mundial, ex-secretário dos Programas Bolsa Família e Brasil Sem Miséria

A programação inclui uma introdução sobre os avanços das últimas duas décadas, seguida de debates com cada secretário sobre o novo desenho do Bolsa Família, a modernização do Cadastro Único e a importância do SUAS para garantir serviços descentralizados em todo o território nacional. O ministro Wellington Dias fará a abertura e o encerramento, destacando a visão estratégica do Governo Federal para enfrentar os desafios atuais de combate à fome, pobreza e desigualdade.

O público poderá interagir por meio de perguntas enviadas ao vivo, enriquecendo a discussão com diferentes perspectivas.

Serviço

📅 Data: 17 de setembro de 2025
🕐 Horário: das 10h às 11h30
🌐 Formato: Online, via Zoom
Inscrições: https://forms.office.com/r/DMMHwTiQLS

📄 Mais informações: https://bit.ly/3VIvVqU

 
Assessoria de Comunicação – MDS e Banco Mundial 

Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome