Brasil celebra marca histórica de 8 milhões de turistas estrangeiros com lançamento de “Turistômetros”

Imagem: André Zímmerer e Dhavid Normando/MTur

O Brasil já recebeu mais de 8 milhões de turistas internacionais neste ano. Para celebrar a marca inédita, alcançada antes do final de 2025, a Embratur, com o apoio do Ministério do Turismo (MTur), lançou nesta segunda-feira (24) uma campanha nacional que traz como mensagem principal: “O recorde no turismo estrangeiro é o orgulho de um país inteiro”.

Além de peças publicitárias que contam histórias de pessoas reais impactadas pelo crescimento do setor, foram instalados dois grandes painéis, com cinco metros de altura, batizados de “Turistômetros”. Os equipamentos indicam o volume de chegada de turistas internacionais ao Brasil em tempo real. Um painel foi instalado na Orla de Copacabana, no Rio de Janeiro (RJ), e o outro na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF).

O ministro do Turismo, Celso Sabino, acompanhou o lançamento do equipamento instalado em frente à Biblioteca Nacional, na capital federal. Ele comentou os resultados positivos e a expectativa de novas chegadas até o final do ano.

“A liderança do presidente Lula no cenário internacional, sem dúvida nenhuma, é um ponto muito importante para alcançar esse número. Essa marca inédita é fruto de um trabalho sério e planejado junto com a Embratur e todos os agentes que têm colaborado com o turismo nacional. Hoje, o Brasil começa a colher os frutos, com o turismo gerando oportunidades, empregos e renda para o nosso país. Somos a bola da vez no cenário internacional”, ressaltou Sabino.

No Rio de Janeiro, um evento no Museu de Arte do Rio (MAR) reuniu representantes do trade turístico e contou com a presença da secretária-executiva do MTur, Ana Carla Lopes. A solenidade, comandada pelo presidente da Embratur, Marcelo Freixo, marcou também o lançamento do Prêmio Embratur Visit Brasil, que homenageará instituições e personalidades que contribuíram para fortalecer a imagem do país no cenário global.

“Chegamos a 8 milhões de turistas internacionais entrando no Brasil. É mais um recorde histórico, um número espetacular. O Brasil, que nunca havia chegado a 7 milhões, caminha para atingir 9 milhões em um ano — um aumento de mais de 40% comparado a 2024. E o mais importante é a geração de emprego e renda. Isso é o principal que temos hoje para comemorar em relação ao turismo no Brasil”, afirmou Marcelo Freixo.

A secretária-executiva do MTur, Ana Carla Lopes, destacou o impacto humano dos números. “Que honra estar aqui para celebrar 8 milhões de turistas, mas, sobretudo, celebrar o turismo, uma atividade fundamental para o Brasil. Esses 8 milhões são 8 milhões de histórias. São 8 milhões de pessoas que acreditaram na nossa capacidade. E confiança é tão importante quanto curiosidade na hora de escolher um destino. Hoje, celebramos 8 milhões de pessoas que confiaram no Brasil,” afirmou Ana Carla.

UNIÃO DE ESFORÇOS – O diretor do escritório regional da ONU Turismo para as Américas, Heitor Kadri, destacou a importância do trabalho conjunto entre o governo e a iniciativa privada. “Hoje existe uma verdadeira união do Governo Federal em torno do turismo, fortalecendo quem faz o setor acontecer. Nesse ambiente de diálogo, a Agência das Nações Unidas para o Turismo passa a se somar a esse time de giants, e é uma honra enorme começar essa colaboração. Tenho convicção de que vamos ajudar não só o Rio de Janeiro, mas todo o Brasil, que vem se posicionando de maneira internacionalmente contundente — algo essencial para o turismo”.

A diretora-executiva do Visit Rio, Roberta Werner, também comemorou o bom resultado. “Realmente temos um cenário extremamente positivo. Não estamos apenas celebrando as conquistas, estamos celebrando uma jornada. A jornada de um país que despontou com muito vigor no cenário do turismo mundial e de um Rio de Janeiro que reafirma com muito orgulho a vocação de receber o mundo”, completou.

PREMIAÇÃO INÉDITA – O dia foi marcado ainda pelo anúncio do Prêmio Embratur Visit Brasil. A iniciativa inédita da Agência, em correalização com a Revista Exame, destacará instituições e personalidades que ajudaram a fortalecer a imagem do país no exterior, estimulando a vinda de turistas estrangeiros.

A premiação celebra a excelência e o protagonismo de diversos atores da cadeia produtiva, ressaltando a importância da cooperação entre a Embratur, o setor privado e os entes federativos.

O prêmio reconhecerá ações desenvolvidas e resultados alcançados entre 1º de novembro de 2024 e 30 de novembro de 2025. Entre os segmentos avaliados estão Destinos, Companhias Aéreas, Hotelaria, Aeroportos e Convention & Visitors Bureaux que promovem os atrativos brasileiros no mercado internacional.

Por Paula Rosa, com informações da Embratur
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo