
A valorização da gastronomia como estratégia de desenvolvimento sustentável e de fortalecimento do turismo marcou a abertura do Encontro Internacional de Gastronomia, Turismo e Sabores, realizada nesta segunda-feira (24.11), na cidade de Santiago (Chile). O Brasil é o país convidado do evento, promovido pela Embratur em parceria com o governo chileno e que tem na programação degustações, painéis e palestras, entre outras atividades.
Representando o ministro do Turismo do Brasil, Celso Sabino, o secretário nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Menezes Sobral, apresentou políticas de fortalecimento do turismo gastronômico. Ele destacou ações como uma cartilha de roteirização de destinos, o Plano de Marketing Turístico Internacional (Plano Brasis), o reconhecimento de produtos e saberes tradicionais e a integração regional por meio da marca “Visit South America”.
Sobral afirmou que as iniciativas posicionam o Brasil como referência em turismo, com destaque para a gastronomia. “A gastronomia é uma das expressões mais potentes da identidade brasileira e um vetor estratégico para gerar renda, atrair visitantes e promover sustentabilidade. Quando mostramos ao mundo a diversidade dos nossos sabores, da Amazônia ao Sul, estamos fortalecendo territórios e abrindo portas para novos mercados”, destacou o secretário.
Carlos Henrique Sobral também lembrou, em nome do ministro Celso Sabino, da escolha de Santarém (PA) como sede do 1º Fórum Internacional de Turismo Gastronômico da ONU Turismo para as Américas, marcado para 2026, ressaltando que a decisão reconhece o papel da Amazônia como destino global e “hub” de experiências culturais e sustentáveis.
A subsecretária de Turismo do Chile, Verónica Pardo, anfitriã do evento e maior autoridade pública do setor no país, celebrou a participação do Brasil. “Ter o Brasil como país convidado é uma honra e um sinal claro da força que a gastronomia brasileira – reconhecida internacionalmente e com quatro cidades integrantes da Rede de Cidades Criativas da UNESCO – exerce na construção de um turismo mais diverso, inovador e sustentável. A parceria com o Brasil fortalece toda a região e inspira políticas que aproximam nossas culturas por meio dos sabores”, apontou Verónica.
A Embratur esteve representada no encontro pela gerente de Projetos Estruturantes, Ana Paula Jacques, e o chefe da Assessoria Internacional, Paulo Lins, que representou o presidente Marcelo Freixo. Lins recepcionou os diversos países que participam do evento apresentando suas políticas e resultados no turismo gastronômico, destacando a culinária como elemento de integração, inovação e desenvolvimento sustentável.
O Encontro Internacional de Gastronomia, Turismo e Sabores segue até 27 de novembro. Ao longo da agenda oficial, o Ministério do Turismo reforça o compromisso do Brasil com a valorização da gastronomia como patrimônio, experiência turística e oportunidade econômica.
SABOR AMAZÔNICO – Após conquistar chefs, especialistas, delegações internacionais e até a rainha da Dinamarca durante a COP30 deste ano, em Belém (PA), os sabores amazônicos seguem impulsionando a diplomacia gastronômica brasileira no cenário global. No encontro em Santiago, houve uma aula show do chef paraense Saulo Jennings. Primeiro embaixador gastronômico da ONU Turismo, Jennings foi o anfitrião gastronômico das delegações internacionais que participaram da Cúpula de Líderes da Conferência do Clima.
A apresentação do chef ocorreu no Mercado Gastronômico do Centro Cultural Gabriela Mistral, em Santiago, onde ele celebrou ingredientes, técnicas e tradições da Amazônia. “Como brasileiro e amazônida, defendo e invisto no uso de ingredientes regionais. A culinária da Amazônia, do Brasil e da América Latina pode, deve e merece estar ao lado das grandes gastronomias mundiais. Quando mostramos nossa autenticidade, mostramos também nossa força”, ressaltou Saulo, que preparou uma receita à base de peixe e farinha de mandioca.
Por Cléo Soares
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo

