Na segunda-feira, 3 de novembro, o Ministério da Educação (MEC), por meio das Assessorias Internacional e Parlamentar, recebeu a comitiva da Comissão de Educação, Formação Profissional e Esporte do Congresso dos Deputados, das Cortes Gerais do Reino da Espanha. O objetivo da visita foi apresentar propostas da Espanha para a inserção do ensino de língua espanhola na educação brasileira.
A comitiva foi recebida pelo assessor especial para Assuntos Internacionais do Ministério da Educação, Felipe Heimburger, que apresentou os cumprimentos do ministro Camilo Santana. A delegação demonstrou interesse em discutir iniciativas para fortalecer o ensino de espanhol no Brasil.
Em maio deste ano, o Conselho Nacional de Educação (CNE), órgão colegiado de participação social do MEC, aprovou a Resolução CNE/CEB nº 5/2025, que institui diretrizes para a oferta preferencial de língua espanhola, em conformidade com a Lei nº 14.945/2024, que define as diretrizes para o ensino médio brasileiro.
Espanhol no Brasil – O MEC tem desenvolvido iniciativas para ampliar o acesso ao ensino da língua espanhola no Brasil. Por meio da plataforma Aprenda Mais, estão disponíveis novas turmas para cursos gratuitos de língua espanhola. O MEC também tem trabalhado em conjunto com a contraparte espanhola para fomentar o ensino de espanhol no Brasil, especialmente por meio de cooperação para formação de professores.
Educação Superior – Na educação superior, a cooperação entre Brasil e Espanha também é bastante intensa. O país hispânico é um dos principais destinos de estudantes brasileiros que recebem bolsas da Capes para estudar no exterior, em cursos de mestrado, doutorado e outros. Em 2023, o Ministério da Educação do Brasil e o Ministério de Universidades da Espanha assinaram um Memorando de Entendimento que prevê a colaboração entre os sistemas universitários dos dois países, contribuindo para a internacionalização de suas instituições de educação superior.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Assessoria de Assuntos Internacionais (AI)
Fonte: Ministério da Educação


