Com apoio institucional do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Instituto Nacional de Investigação Agropecuária do Uruguai (INIA) assinam nesta quarta-feira (3), o acordo que cria a Unidade Mista de Pesquisa e Inovação (UMIPI-BR.UY), avançando em uma nova etapa da cooperação agrícola bilateral. A formalização ocorreu em Punta del Este durante a reunião do Programa Cooperativo para el Desarrollo Tecnológico Agroalimentario y Agroindustrial del Cono Sur (Procisur).
A assinatura é um desdobramento direto do Memorando de Entendimento (MoU) assinado pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro e pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Pesca do Uruguai, Alfredo Fratti, no dia 4 de novembro deste ano, durante a Conferência de Ministros da Agricultura das Américas 2025, em Brasília. Nesta etapa operacional, o documento é firmado entre as instituições de pesquisa dos dois países.
“O INIA está ligado ao Ministério da Agricultura do Uruguai, assim como a Embrapa é vinculada ao Mapa. Quando assinamos o memorando em novembro, estabelecemos um alinhamento claro entre os dois países. Ver esse entendimento se transformar agora em uma ação concreta mostra a força da cooperação regional e o compromisso de avançarmos juntos em inovação e sustentabilidade”, declarou Fávaro.
“Brasil e Uruguai são países amigos que compartilham de desafios semelhantes em especial no bioma Pampa. Temos uma parceria histórica e muito frutífera. Eu e o Ministro Carlos Fávaro assinamos um Memorando no dia 04 de novembro, na JIA, com foco em compartilhamento de informações sobre os Bioinsumos. E vejo que aqui já temos uma concretização, uma oportunidade de avançar com esse tema por meio da Unidade Mista de Pesquisa, realmente um grande marco para a história da ciência e tecnologia em nossos países”, destacou Fratti.
O acordo é assinado formalmente pelo presidente do INIA, Miguel Sierra Pereiro; pela coordenadora da Unidade de Cooperação Internacional do INIA, Verónica Musselli; pela presidente da Embrapa, Silvia Massruhá e pelo diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, Clênio Pillon.
“A Embrapa já possui todo um histórico de desenvolvimento de Unidades Mistas de Pesquisa, já temos 11 no Brasil em colaboração com várias instituições. Agora temos a 12ª, que é a primeira internacional, e por isso é marco histórico. E não é por acaso que essa assinatura está ocorrendo no Procisur, para que os resultados possam ser compartilhados com todos os países do cone sul e assim possamos construir um modelo inovador de colaboração”, disse Silvia Massruhá.
A UMIPI-BR.UY será responsável por coordenar estudos, programas e projetos conjuntos nas áreas de bioma Pampa, bioinsumos, inteligência artificial, digitalização, sustentabilidade e gestão institucional. O acordo estabelece mecanismos de trabalho integrados entre Embrapa e INIA, com sedes no Rio Grande do Sul e em duas estações experimentais do instituto uruguaio.
O acordo Embrapa–INIA detalha a criação de comitês conjuntos, planos anuais de trabalho, equipes técnicas e mecanismos de gestão para a execução das atividades da UMIPI, consolidando uma estrutura permanente de cooperação científica entre os dois países. Entre os objetivos estão ampliar o intercâmbio técnico, fortalecer políticas de agricultura sustentável e impulsionar soluções tecnológicas voltadas à competitividade e ao desenvolvimento regional.
A cerimônia reuniu autoridades do Cone Sul e organismos regionais. Também estiveram presentes o presidente do Instituto Nacional de Tecnología Agropecuaria (INTA) da Argentina, Nicolás Bronzovich; o diretor do INIA do Chile, Carlos Furche; o presidente do Instituto Paraguayo de Tecnología Agraria (IPTA), Edgar Esteche, e o diretor-geral do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Manuel Otero.
Informação à imprensa
[email protected]


