Depois de uma onda de frio que atingiu o país nos últimos dias, a semana começa com mudança brusca no clima. A partir desta segunda-feira (18.08), as temperaturas voltam a subir em grande parte do território nacional, trazendo a sensação de veranico em regiões do Centro-Oeste e Sudeste, enquanto o Sul se prepara para a passagem de um ciclone extratropical que deve provocar chuva forte e ventos intensos.
Em Cuiabá, os termômetros já marcam calor extremo, com previsão de alcançar os 38 °C ainda hoje. Porto Velho também deve registrar máximas elevadas, chegando a 35 °C. No Sudeste, o tempo firme predomina e impulsiona as temperaturas: São Paulo deve chegar a 28 °C nos próximos dias, enquanto Belo Horizonte poderá registrar até 28 °C e Vitória, 26 °C.
No Sul, o cenário é diferente. Porto Alegre deve oscilar entre 12 °C e 23 °C, e Curitiba varia de 12 °C a 20 °C. A partir de terça-feira (19), o avanço de um ciclone extratropical deve mudar o tempo na região, trazendo pancadas de chuva, risco de temporais de granizo e ventos que podem variar de 80 km/h a 100 km/h em pontos isolados do Rio Grande do Sul, Paraná e até do interior de São Paulo e sul de Mato Grosso.
Segundo a Climatempo, o fenômeno também afetará o Centro-Oeste. Apesar do calor intenso, cidades como Campo Grande podem sentir queda na máxima, que deve cair para 33 °C. Já em Cuiabá, o céu encoberto deve aliviar ligeiramente a sensação de calor.
A expectativa é de que o veranico, associado a um bloqueio atmosférico no Brasil central, se estenda até a próxima segunda-feira (25). Nesse período, a previsão é de tempo firme e seco no Centro-Oeste e no Sudeste, o que aumenta o alerta para baixa umidade do ar e maior risco de queimadas. No Sul, por outro lado, a chuva provocada pelo ciclone tende a perder força a partir de quinta-feira (21).
Fonte: Pensar Agro