O Brasil está fora da Copa do Mundo Feminina Sub-17 da FIFA, mas fez a melhor campanha da história na competição. A Seleção foi derrotada por 2 a 0 pela Coreia do Norte nesta quarta-feira (5), em Rabat, e se despediu da competição nas semifinais. Das 21 jogadoras convocadas para o mundial, oito beneficiárias do Programa Bolsa Atleta, garante apoio financeiro a esportistas de alto rendimento em competições nacionais e internacionais.
O Brasil teve uma jogadora a menos desde o fim da primeira etapa, após a expulsão de Andreyna por toque de mão dentro da área. Mesmo com boas defesas da goleira Ana Morganti e tentativas de Evelin e Kaylane, a equipe não conseguiu reagir.
Com o resultado, a Coreia do Norte avançou à final e enfrentará a Holanda na disputa pelo título. O Brasil decidirá o terceiro lugar contra o México, no sábado (8). Para a goleira da seleção brasileira, Ana Morganti, que conta com o Bolsa Atleta, acreditar é a chave do sucesso brasileiro nesta campanha.
“Isso não é por acaso. A gente não chegou entre as quatro melhores equipes do mundo por pura sorte. Existe muito trabalho feito, muita unidade de pensamento nisso. A gente foca no nosso objetivo e segue acreditando nele e isso nos traz ao patamar que estamos”, destacou a goleira em entrevista à Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Campanha histórica
Esta foi a oitava e a melhor participação do Brasil em nove edições da Copa do Mundo Feminina Sub-17. O melhor resultado do país até então havia sido chegar às quartas de final em 2010, 2012 e 2022. No ano passado, a Seleção caiu ainda na fase de grupos, com uma derrota para o Japão, um empate com a Polônia e uma vitória sobre a Zâmbia.
Em 2025, a equipe encerra sua participação no Mundial com três vitórias, um empate e uma derrota. Apesar da eliminação, o desempenho da Seleção Brasileira Sub-17 consolida uma nova geração de talentos e reforça a importância das políticas públicas de incentivo e desenvolvimento do esporte feminino no Brasil.
Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte
Fonte: Ministério do Esporte


