O Brasil ampliou a cooperação bilateral na área de proteção, conservação e restauração ambiental durante a COP30, em Belém (PA), com a assinatura de dois memorandos de entendimento com Cuba e Romênia. Celebrados pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), os acordos abrangem mais de 30 áreas de cooperação voltadas ao clima, à biodiversidade e à gestão ambiental.
A iniciativa reforça o protagonismo brasileiro na agenda climática global e amplia as alianças internacionais voltadas ao enfrentamento dos desafios ambientais e ao avanço de transições sustentáveis.
O primeiro memorando, firmado com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Cuba, estabelece 14 frentes de colaboração, que incluem mudança do clima, adaptação, bioeconomia, gestão de ecossistemas e áreas protegidas, agroecologia, combate à desertificação, educação ambiental, além de ações de monitoramento e fiscalização.
Já o acordo assinado com o Ministério do Meio Ambiente, Águas e Florestas da Romênia prevê 17 áreas de cooperação técnica e científica. Entre elas estão mitigação e adaptação à mudança do clima, conservação e uso sustentável da biodiversidade, gestão integrada de incêndios florestais, pagamentos por serviços ambientais, licenciamento e monitoramento ambiental, além do uso de tecnologias geoespaciais e ações de educação ambiental.
As parcerias incluem a realização de seminários, workshops e cursos de capacitação, além do desenvolvimento de pesquisas colaborativas e do apoio a ações de gestão e de resposta a emergências ambientais. Também serão criados grupos e mecanismos de trabalho para acompanhar a implementação das ações previstas. Ambos os acordos terão validade inicial de cinco anos.
Assessoria Especial de Comunicação Social do MMA
[email protected]
(61) 2028-1227/1051
Acesse o Flickr do MMA


