A secretaria-executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes, liderou a 124a reunião do Conselho Executivo da ONU Turismo, realizada em Riade, na Arábia Saudita. O evento contou com a presença de 34 países que compõe o grupo e que debateu, entre outros assuntos, o financiamento da entidade. No evento foi anunciado que o Dia Mundial do Turismo será realizado em El Salvador, em 2026, e em Cabo Verde, em 2027.
Ana Carla Lopes representou o Ministro do Turismo, Celso Sabino, que precisou permanecer no Brasil em razão da Cúpula dos Líderes e da COP30, realizadas em Belém do Pará. Sabino fez questão de enviar um vídeo para a reunião, elencando os avanços realizados em sua gestão. Em sua fala de abertura, Ana também reforçou o perfil da gestão brasileira à frente do órgão. “O trabalho de integração e união em prol do turismo tem avançado com base no diálogo constante, que é o marco desta nossa gestão”, declarou.
A secretaria-executiva destacou ainda a eleição do Brasil para liderar o Grupo de Trabalho de Turismo e Ação Climática e conclamou a participação de todos no GT. “Não tenho dúvida de que seguiremos avançando, juntos, rumo a um turismo cada vez mais resiliente, sustentável e inclusivo. Porque somos agentes de transformação na vida de milhões e milhões de pessoas”, declarou.
Na próxima terça-feira (11), ocorrerá a reunião de número 125 do Conselho que definirá, entre outras questões, o seu comando para o próximo ano e também a criação de um escritório regional na China.
Por Lívia Nascimento
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo


