Brasil registra maioria dos acidentes de trabalho com afastamentos curtos

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio da Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), apresentou, no dia 28 de abril, dados atualizados sobre os acidentes de trabalho registrados no Brasil em 2024, com base nas informações de 2023. A transmissão ao vivo contou com a participação de representantes do MTE, de trabalhadores e empregadores. Durante a live, a coordenadora-geral de Fiscalização em Segurança e Saúde no Trabalho, Viviane Forte, analisou os dados de acidentes de trabalho, extraídos do Ministério da Previdência Social e do E-social, em uma ação alusiva ao Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho e ao Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho.

Em 2024, o Brasil registrou um total de 724.228 acidentes de trabalho. Desses, 74,3% foram acidentes típicos, 24,6% acidentes de trajeto e apenas 1% referem-se a doenças ocupacionais, o que revela a grande dificuldade em reconhecer as doenças relacionadas ao trabalho.

Os dados também indicam que a maioria dos acidentes (61,07%) resultou em afastamentos de até 15 dias. Outros 27,01% não geraram afastamento, e apenas 11,91% resultaram em afastamentos superiores a 15 dias. Além disso, a análise aponta uma concentração de acidentes em determinados estados e destaca setores e profissões mais vulneráveis, como a construção civil, o transporte e a saúde.

Os dez principais Códigos Nacionais de Atividade Econômica (CNAEs) com o maior número de registros de acidentes de trabalho incluem atividades ligadas à indústria, obras de infraestrutura, atendimento hospitalar e comércio. Essas mesmas áreas também lideram os casos de afastamentos prolongados e de óbitos. Quanto às partes do corpo mais afetadas, as mãos, os braços e as pernas estão entre as mais atingidas. A CNAE é a classificação utilizada para identificar as atividades econômicas desenvolvidas por empresas e trabalhadores no Brasil, com finalidade fiscal, estatística e de fiscalização.

Durante a apresentação, Viviane Forte ressaltou a importância do Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) do MTE na criação de ambientes de trabalho mais seguros. A área atua com rigor na fiscalização, desenvolve ferramentas modernas de prevenção, capacita constantemente auditores-fiscais e orienta a sociedade sobre práticas seguras. “Nosso objetivo é construir uma cultura de prevenção que promova ambientes mais seguros, melhore a qualidade de vida no trabalho e contribua para uma sociedade mais justa e igualitária”, afirmou. 

A live foi mediada por José Almeida Martins de Jesus Jr., coordenador da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (CANPAT), e contou com a participação de diversos especialistas e representantes de instituições importantes. Entre os participantes estavam: Rogério Araújo, diretor de Segurança e Saúde no Trabalho da SIT/MTE; Pascoal Gomes, vice-presidente da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT); Armando Henrique, presidente da Associação Nacional dos Técnicos de Segurança do Trabalho (ANATEST); José Leandro Silva Neto, presidente da Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (ANEST); Clóvis Queiros, coordenador da bancada dos empregadores na Comissão Tripartite Paritária Permanente (CTPP); Washington dos Santos (Maradona), coordenador da bancada dos trabalhadores da CTPP; a procuradora do trabalho Ileana Mousinho, além de representantes da Federação Nacional dos Técnicos de Segurança do Trabalho (FENATEST) e do Ministério Público do Trabalho (MPT).

A live completa está disponível no canal da Escola Nacional de Inspeção do Trabalho (ENIT) no YouTube e pode ser acessada através do link: https://www.youtube.com/live/zt5gj0j5utg.

Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho 2025

As informações da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho estão acessíveis no Painel de Informações e Estatísticas da Inspeção do Trabalho do MTE. Confira também o vídeo relacionado: https://www.youtube.com/watch?v=AvDyZaNYtJ.

 

Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego