Brasil se firma como destino turístico de viajantes LGBTQIA+

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Em celebração ao Mês do Orgulho LGBTQIA+, comemorado no decorrer de junho, o Ministério do Turismo (MTur) reforça a posição de destaque do Brasil no cenário global como um dos destinos turísticos mais procurados por este público. Famoso pela receptividade, o país exalta a diversidade e tem, no turismo LGBTQIA+, um segmento de grande importância, com impactos significativos na economia nacional e na projeção de sua imagem no exterior.

Um dos símbolos desta força é a Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, a maior do mundo. O evento não só atrai milhões de pessoas anualmente, mas também movimenta o turismo de forma expressiva. Pesquisa do Observatório de Turismo e Eventos da São Paulo Turismo (SPTuris), revelou que quase 30% dos mais de 3 milhões de visitantes da edição 2024 da festa eram turistas, sendo 8% de outros estados e países.

“O Ministério do Turismo vê o turismo como uma ferramenta potente para promover a cidadania e a diversidade. O órgão entende e reconhece que o turismo LGBTQIA+ ajuda no desenvolvimento da economia, na inclusão de pessoas e fortalece a imagem do Brasil”, ressalta a chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade do Ministério do Turismo (ASPADI/MTur), Juliana Oliveira.

O fluxo financeiro é outro benefício da Parada em São Paulo. No ano passado, o gasto médio de cada turista durante o período do evento chegou a R$ 1.112,46, aquecendo setores como hotelaria, alimentação, transporte e comércio. Além de participarem das principais atrações da festa, os visitantes aproveitaram para explorar outras atividades na cidade, a exemplo da gastronomia, da vida noturna bares, compras e de passeios por parques e áreas verdes.

INCLUSÃO – O Ministério do Turismo atua no sentido de apoiar o acesso da população LGBTQIA+ ao setor. Uma das ações é a disponibilização da cartilha online “Bem atender: turistas LGBTQIA+”, que orienta profissionais do ramo quanto à adequada recepção deste público. Elaborado em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e o Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ (CNLGBTQIA+), o material esclarece sobre discriminação, identidade de gênero e orientação sexual, entre outros pontos.

Além disso, em 2024, houve a inclusão da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil no Conselho Nacional de Turismo (CNT), que assessora o Ministério do Turismo na definição de políticas públicas.

DIÁLOGO – Nesta quarta-feira (17.06), representantes do Ministério do Turismo participaram, por meio de videoconferência, do VI Encontro Brasileiro de Organizações das Paradas LGBT, expondo ações do órgão na área. Ainda durante o mês de junho, o MTur tem agendada reunião com a Rede Brasileira de Observatórios de Turismo, para tratar de iniciativas como a realização de mais pesquisas a respeito do turismo LGBTQIA+.

Por Victor Mayrink
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo