A delegação brasileira chefiada pela secretária-executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes, foi recebida nesta segunda-feira (15) em Harbin – a “Cidade do Gelo”, na China, onde participa do Global Tourism Economy Forum 2025. Antes da abertura oficial do evento, a comitiva cumpriu uma agenda cultural e gastronômica organizada pelo Escritório de Relações Exteriores da Província chinesa de Heilongjiang.
Na programação, a delegação visitou uma das ruas mais emblemáticas da cidade, historicamente conhecida como “Rua da China”. Com 1,4km de extensão e edificações seculares que datam de 1906, o local é um dos principais cartões-postais de Harbin e recebe, na alta temporada, mais de 300 mil turistas por dia.
Gastronomia como ponte entre culturas
O receptivo incluiu ainda um encontro gastronômico em um dos restaurantes mais tradicionais da cidade, com 140 anos de existência. A província de Heilongjiang é estratégica para a segurança alimentar chinesa, sendo responsável por mais de 20% da produção de alimentos da China.
“Quando somos recebidos com comida, ficamos muito felizes. Esse é um hábito muito parecido com o nosso no Brasil. Sem dúvidas é uma grande recepção. Temos certeza de que essa não será apenas uma visita e o Fórum irá ampliar a cooperação internacional no turismo entre Brasil x China”, afirmou Ana Carla Lopes
Durante o almoço, foram discutidas oportunidades no intercâmbio cultural e gastronômico entre os dois países. A secretária-executiva aproveitou a ocasião e fez um convite a chefs de cozinha de Harbin para participarem do Fórum Mundial do Turismo Gastronômico da ONU, que será realizado no Brasil, em março de 2026, na cidade de Santarém (PA).
“Queremos fazer um grande laboratório de sabores. A proposta é lançar um desafio criativo entre chefes de diferentes culturas que valorize a diversidade e mostre como a gastronomia também é uma poderosa ferramenta de conexão entre os povos”, enfatizou a chefe da delegação brasileira.
O vice-diretor do Escritório de Relações Exteriores da Província de Heilongjiang, Mr. Yang Hongpeng, celebrou a aproximação entre os dois países e ficou animado com o convite para o desafio gastronômico.
“O nosso presidente, Xi Jinping, diz que o intercâmbio entre pessoas é o mais importante em uma relação. Estamos muito felizes e animados com o Ano Cultural Brasil–China e queremos aproveitar essa oportunidade para expandir o mercado de turismo entre os dois países. Temos grandes chefes em Harbin. Nossa província só está aguardando a carta-convite para confirmar presença”, garantiu.
Participaram também do receptivo os chefes das assessorias de Relações Internacionais e de Comunicação do Ministério do Turismo, João Ricardo Viegas e Timóteo Lopes, respectivamente, além de representantes do governo local: Mr. Liu Zheng, diretor da Divisão de Assuntos Americanos e da Oceania; Ms. Kong Tianyuan, vice-diretora da Divisão de Assuntos Asiáticos; e Ms. Yin Li, pesquisadora da Divisão de Assuntos Americanos e da Oceania.
Fórum Global de Turismo Econômico
Pela primeira vez realizado fora de Macau, o Global Tourism Economy Fórum acontece na chamada “Cidade do Gelo”, em Heilongjiang, refletindo a crescente influência da província no turismo cultural e sua ampliação da cooperação internacional.
O Fórum reúne mais de 1.000 convidados de cinco continentes, incluindo o Secretário-Geral da ONU Turismo, autoridades governamentais, ministros da cultura e do turismo, executivos de empresas Fortune Global 500, além de especialistas e representantes do setor turístico mundial.
Timóteo Lopes
Assessoria de Comunicação Social do Ministério do Turismo
.
Fonte: Ministério do Turismo


