Brasília recebe 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora

Foto: Laudemiro Bezerra/MS

Com apoio do Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) realiza até 21 de agosto, em Brasília, a 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CNSTT). O evento celebra os avanços do Brasil na promoção da saúde da população trabalhadora e discute mais de 1,1 mil propostas e diretrizes voltadas à construção de políticas públicas.

Durante a abertura, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou os avanços na promoção da saúde da população trabalhadora. “Estamos habilitando 17 novos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), passando a somar 243 em todo o Brasil. Também reajustamos em 100% o repasse financeiro realizado pelo governo federal para os centros passando de R$ 80 milhões para R$ 160 milhões por ano”.

Outro avanço destacado pelo ministro foi a atualização da Lista de Doenças Relacionadas ao Trabalho, que não passava por revisão há 24 anos. Em 2023, foram incluídas 165 novas patologias que impactam diretamente a saúde física e mental dos trabalhadores e trabalhadoras.

Neste ano, o tema principal da conferência é “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”. Mais de 3 mil participantes, incluindo profissionais de diversas áreas, gestores, representantes dos Conselhos de Saúde e de Controle Social, além de movimentos sociais e sindicais, participam dos debates.  

A mesa de abertura foi conduzida pela presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernanda Magano, e contou com a presença da ministra das Mulheres, Márcia Lopes, representantes dos três poderes, organizações internacionais, além de trabalhadores representantes.

Pré-Conferência

A mobilização para a 5ª CNSTT envolveu cerca de 1,5 mil conferências preparatórias em todo o país, incluindo 1,2 mil municipais, 90 regionais, 110 macrorregionais, 27 estaduais e distrital, além de mais de 50 conferências livres. Foram eleitos 1,7 mil delegados nos territórios para participarem da etapa nacional. Dezenas de milhares de pessoas de todas as regiões estiveram envolvidas no processo, sendo aproximadamente 20 mil somente nas conferências estaduais e macrorregionais.

Swelen Botaro
Ministério da Saúde

Fonte: Ministério da Saúde