Ao todo, 36 pessoas trabalham no combate às chamas
Os brigadistas que estão no Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari passaram a noite tentando combater o fogo que assola a região. Conforme a prefeitura de Alcinópolis, o incêndio chegou às áreas de lavoura e pastagens na manhã desta sexta-feira (3). Ao todo, 36 pessoas trabalham no combate às chamas.
As imagens enviadas ao Campo Grande News mostram diversos brigadistas tentando conter as chamas que sobem as palmeiras. Outro vídeo mostra a fumaça densa vista de longe. Na noite desta quinta-feira (2) foram feitos aceiros. Segundo a prefeitura de Alcinópolis, são 22 brigadistas e 12 funcionários de fazendas vizinhas.


No dia 1º, o incêndio já havia consumido 3 mil hectares do Parque Estadual. A área equivale a 4.286 campos de futebol, segundo o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul). Em dois dias, a área atingida pela queimada subiu para 5 mil hectares.
Conforme Elisberto Martins Rezende, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Alcinópolis, os incêndios começaram em 19 de setembro, provocados por um raio, e se intensificaram devido ao tempo seco e à baixa umidade relativa do ar.
Com a chegada da chuva, o fogo foi amenizado por dois dias, mas voltou a se espalhar. Para conter as chamas, foram abertas faixas de aceiros na região do Ribeirão Engano e nos vales do Cânion, utilizando máquinas como patrola, escavadeira, pá carregadeira, trator de esteira, trator com grade, além de aceiros manuais feitos pelos brigadistas com foices e sopradores. Até o momento, já foram construídos mais de 50 km de aceiros.



