De acordo com a prefeitura, os casos foram constatados em duas cadelas da mesma tutora, que engravidaram do mesmo cachorro.
Campo Grande registrou dois casos de brucelose canina em duas cadelas da mesma tutora. A informação foi divulgada pela Prefeitura Municipal de Campo Grande na manhã deste sábado (28).
De acordo com a prefeitura, os casos foram constatados em duas cadelas da mesma tutora, que engravidaram do mesmo cachorro. Elas tiveram abordo espontâneo, o que gerou suspeita dos médicos veterinários da Subea (Superintendência de Bem-Estar Animal), que constataram a existência de brucelose canina.
Diante disso, as cadelas foram encaminhadas para a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) para os fetos serem retirados.
Com a confirmação dos dois casos de brucelose canina, a Subea alerta a população sobre a doença, que, embora pouco conhecida, é infectocontagiosa, podendo transmitir até para os humanos.
A médica veterinária Giselle Tavares, da Subea, destaca a importância da castração dos animais de estimação. “É uma doença silenciosa e que pode afetar de forma grave tanto os animais quanto as pessoas. Esses casos reforçam o quanto é necessário que os tutores tenham responsabilidade e façam a castração dos seus pets”, reforça.
Brucelose canina
Causada pela bactéria Brucella canis, a brucelose canina atinge principalmente o sistema reprodutivo dos cães e pode se manifestar com alguns sinais, como o aborto, infertilidade e a inflamação nos órgãos genitais.
A transmissão ocorre, principalmente, pelo acasalamento, mas também pode ocorrer através do contato com secreções e fluidos contaminados, como o sangue, urina ou líquidos eliminados durante o aborto.
Já a transmissão para humanos é considerada rara, mas pode ocorrer. Os sintomas são: febre recorrente, dores articulares, mal-estar generalizado e, em casos graves, complicações crônicas.
Apesar de não existir cura garantida, o tratamento é longo, com uso de antibióticos. No entanto, há casos em que a bactéria continua no organismo, fazendo com que o animal seja um portador permanente da brucelose canina.
Serviço
Aos campo-grandenses interessados em consultas veterinárias gratuitas, elas são disponibilizadas às segundas, terças, quintas e sextas-feiras. Para as consultas são distribuídas 30 senhas, sendo metade pela manhã às 7h30 e outras 15 no período da tarde, às 13h.
Para garantir o atendimento ao animal de estimação, os tutores precisam levar documento com foto, comprovante de residência e cadastro no CadÚnico. O endereço é: Rua Rui Barbosa, 3538 – Centro.
Fonte: Midiamax


