Em Mato Grosso do Sul, 13 prefeitas foram eleitas nas últimas eleições municipais em 2024.
Na quarta-feira (20), Campo Grande sedia o evento ‘Elas Governam’, encontro nacional de prefeitas eleitas no Brasil. A prefeita da capital de MS, Adriane Lopes (PP), participará do encontro. Em Mato Grosso do Sul, 13 prefeitas foram eleitas nas últimas eleições municipais em 2024.
Logo, o número de prefeitas eleitas em MS mais que dobrou após os resultados de 2024.
A Comissão de Prefeitas da FNP (Frente Nacional dos Prefeitos) organiza o encontro de ‘Lideranças Femininas na Gestão do Orçamento e das Finanças Públicas’. A reunião conta com prefeitas, secretárias de Finanças e secretárias de Políticas para Mulheres em Campo Grande.
Assim, devem debater o protagonismo feminino na gestão pública no Brasil. Além disso, buscarão fomentar iniciativas de protagonismo. Entre os assuntos previstos, estão: governança do orçamento, justiça climática no orçamento e estímulo ao empreendedorismo feminino.
São mais de 100 gestoras inscritas, entre elas, 20 prefeitas e vice-prefeitas. Além da FNP, o evento possui parceria com a Prefeitura de Campo Grande.
Por fim, o Sebrae/MS, a Abrasf (Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais) e a Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) apoiam o encontro.
Relembre mulheres eleitas prefeitas em MS:
- Água Clara: Gerolina (PSDB);
- Aral Moreira: Dra. Elaine (MDB);
- Bataguassu: Wanderleia Caravina (PSDB);
- Bodoquena: Girleide (MDB);
- Brasilândia: Marcia Amaral (PSDB);
- Caarapó: Professora Lurdes (PL);
- Campo Grande: Adriane Lopes (PP);
- Coronel Sapucaia: Niágara Kraievski (PP);
- Douradina: Nair Branti (PSD);
- Eldorado: Fabiana (PP);
- Jateí: Cileide Cabral (PSDB);
- Mundo Novo: Rosária (PSDB);
- Sonora: Clarice (MDB).
Fonte: Midiamax