Caravana da Inovação Portuária promove intercâmbio de ideias em Fortaleza

Com o objetivo de buscar insights e novas ideias para o setor, a 4ª edição da Caravana da Inovação Portuária desembarcou em Fortaleza, nesta quinta-feira (18). O evento, realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), é uma iniciativa itinerante organizada pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), em parceria com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e o Hub de Inovação Brasil Export. O foco principal é desenvolver e promover a cultura de inovação no setor portuário nacional.

O diretor de Políticas Setoriais, Planejamento e Inovação do MPor, Tetsu Koike, reforçou a importância da tecnologia e da inovação para o setor. “Estamos repensando como realizar a governança, a gestão e a elaboração efetiva diária da inovação em seu mais amplo sentido, não apenas tecnológico, mas social, administrativo e de agregação de valor público. Inovar é preciso”, declarou. O diretor também destacou a oportunidade de reunir gestores públicos, pesquisadores e especialistas para firmar parcerias e gerar melhorias operacionais nos portos brasileiros.

Durante o evento, a assessora para Transição Energética do Senai Ceará, Isabela Maciel, compartilhou projetos voltados para a produção de hidrogênio verde (H₂V) no estado. O Nordeste brasileiro tem um alto potencial para a produção de H₂V devido à sua matriz elétrica majoritariamente limpa.

Isabela ressaltou que já são 18 pré-projetos assinados, com a expectativa de que as futuras operações gerem um crescimento de 8,2% no Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará. “Além disso, estudos já mostram que a indústria poderá gerar cerca de 50 mil empregos qualificados e fortalecer a cadeia produtiva”, afirmou.

Além das discussões sobre inovação e tecnologia, a agenda da Caravana da Inovação Portuária em Fortaleza debateu sobre a relação entre porto e cidade, com foco em soluções para um futuro sustentável. Um dos destaques foi a apresentação do projeto de um megadata center no Complexo Industrial e Portuário do Pecém. A iniciativa, batizada de Data Center Pecém II, envolve a empresa controladora do TikTok e a Casa dos Ventos, renomada empresa de energia renovável. O projeto busca consolidar o Ceará como um polo de tecnologia e sustentabilidade, aproveitando a localização estratégica do Pecém e o fácil acesso a fontes de energia limpa, como a eólica e a solar. A previsão é que esteja em funcionamento nos próximos meses.

Participaram dos debates:

  • O coordenador de Planejamento Estratégico da Companhia Docas do Ceará, José Evandro de Goes Batista;
  • Secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará, Marcia Noronha;
  • Diretor Presidente da ZPE-CE, Fábio Feijó, e o
  • Pró-Reitor de Inovação da Universidade Federal do Ceará, Barros Neto.

Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos

Fonte: Portos e Aeroportos