Casa do Artesão de Campo Grande comemora 50 anos de dedicação ao artesanato de MS

Foto: Fundação de Cultura

O edifício, atual sede da Casa do Artesão, foi construída entre os anos de 1918 e 1923, sob as ordens de Francisco Cetraro e Pasquale Cândida. 

Nesta segunda-feira (1º), a Casa do Artesão completa 50 anos de atuação em Campo Grande. Ocupando prédio histórico e centenário da capital, o espaço comercializa diversos artesanatos fabricados por artistas sul-mato-grossenses.

O edifício, atual sede da Casa do Artesão, foi construída entre os anos de 1918 e 1923, sob as ordens de Francisco Cetraro e Pasquale Cândida. O projeto foi assinado pelo engenheiro Camilo Boni. No local, funcionou a primeira sede do Banco do Brasil da cidade. Aliás, o cofre usado na época é, atualmente, uma das atrações do espaço.

Em 19 de março de 1975, foi inaugurado no imóvel a Casa do Artesão. Desde então, exibe e comercializa artesanatos de Mato Grosso do Sul. A edificação é tombada como patrimônio histórico estadual.

Segundo a diretora de artesanato e moda da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), Katienka Klain, a Casa do Artesão beneficia diretamente a geração de renda de mais de mil artesãos. “É uma grande vitória da classe dos artesãos a criação a manutenção da Casa do Artesão de MS, que antecede a própria criação do estado de MS. Hoje é dia de comemoração”,  diz.

Casa do Artesão de Campo Grande comemora 50 anos de dedicação ao artesanato de MS
Casa do Artesão. (Divulgação, FCMS)

Espaço passou por recente reforma

Após 48 anos, mais precisamente em 19 de março de 2023, a Casa do Artesão ganhou uma obra de restauro. A reforma fez parte do projeto “Retomada MS”, com investimento total de R$ 2,5 milhões do Governo do Estado. A restauração abrangeu desde instalações elétricas a renovação de elementos arquitetônicos, como esquadria e pintura do prédio.

Para o diretor-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Eduardo Mendes, o local é essencial para a divulgação do artesanato fabricado no estado. “Um espaço que é muito mais do que um ponto de comercialização: é a grande vitrine da nossa cultura popular, da criatividade e da identidade sul-mato-grossense”, afirma.

A sede da Casa do Artesão fica localizada na Avenida Afonso Pena, esquina com Avenida Calógeras. Entretanto, o Bioparque Pantanal abriga uma filial, inaugurada no dia 19 de março deste ano.

Fonte: Midiamax