20.2 C
Ponta Porã
quinta-feira, 22 de outubro, 2026

Cerca de 90 integrantes de facção criminosa fogem do presídio de Pedro Juan Caballero

Somente um foi recapturado até agora

19/01/2020 10h50 – Por: Dora Nunes

Três caminhonetes incendiadas foram encontradas pela polícia brasileira no distrito de Sanga Puitã, na BR-463, rodovia que liga Ponta Porã a Dourados. Conforme apurou o Campo Grande News, a polícia acredita que os veículos foram utilizados para a fuga em massa de 75 presos do Presídio de Pedro Juan Caballero, na linha fronteira, neste domingo (19).

O número foi confirmado pela fiscal Reinalda Palacios, conforme o jornal paraguaio ABC Color, mas, inicialmente, as autoridades acreditavam que 91 presos haviam escapado. Eles escavaram túnel de uma das celas do pavilhão B, onde ficam os presos da facção criminosa PCC.

O secretário de Segurança de Mato Grosso do Sul, Antônio Carlos Videira, diz que foi comunicado ainda na madrugada sobre a fuga no Paraguai. “Imediatamente convocamos todas as policiais da região, Civil, Militar, DOF, Polícia Rodoviária Estadual. Também convocamos os policiais de folga. Assim que o dia clareou, até nosso helicóptero foi para lá”, detalha.

Segundo ele, as equipes estão mobilizadas em Ponta Porã e adjacências, para fechar a fronteira e capturar os foragidos. O passo primordial agora, na avaliação de Videira, é conseguir com as autoridades paraguaias a identificação dos homens que fugiram, para facilitar a fiscalização. Já se sabe que há “vários brasileiros” no grupo, diz o secretário, mas ainda sem número exato.

“A preocupação é grande, porque já vivemos em um clima violento naquela região. São cidades com alto índice de homicídios em 2019”, comenta o secretário sobre a realidade na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai.

A Polícia Civil mobiliza homens descaracterizados do SIG (Setor de Investigações Gerais) nas ruas de Ponta Porã e a perícia está no local onde as caminhonetes foram encontradas.

Segundo dados do governo paraguaio, cerca de 600 detentos integram as duas das maiores organizações criminosas brasileiras, PCC e Comando Vermelho.

Em setembro do ano passado, o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, demitiu o ministro da Justiça, Julio Rios, e o comandante da Polícia Nacional, Walter Vázquez, após a fuga do narcotraficante Teófilo Samudio, o Samura, líder da facção carioca Comando Vermelho, rival do PCC.

Na época, dois agentes penitenciários foram presos por facilitarem a fuga.

De manhã foram encontradas no distrito de Sanga Puitã, lado brasileiro da fronteira, 03 carros incendiados e a polícia acredita que foram usados na fuga dos presos.

Quatro folhas de papel estão circulando na fronteira, onde constariam os nomes dos presos que conseguiram fugir da penitenciária de Pedro Juan Caballero.

No site Campograndenews, consta a informação de que segundo dados do governo paraguaio, cerca de 600 detentos integram as duas das maiores organizações criminosas brasileiras, PCC e Comando Vermelho.

Em setembro do ano passado, o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, demitiu o ministro da Justiça, Julio Rios, e o comandante da Polícia Nacional, Walter Vázquez, após a fuga do narcotraficante Teófilo Samudio, o Samura, líder da facção carioca Comando Vermelho, rival do PCC.

Na época, dois agentes penitenciários foram presos por facilitarem a fuga.

Outra informação divulgada no Jornal ABC Color diz que o túnel escavado seria só para “legitimar” fuga, já que conforme fala do ministro do interior no Paraguai, Euclides Acevedo, ” a maioria dos presos escaparam pelo portão principal e não pelo túnel”.

Confira nomes que estariam na lista dos presos que fugiram:

LISTA DE LOS 79 FUGADOS DE LA CÁRCEL DE PEDRO JUAN

  1. JOSÉ ANTONIO DOS SANTOS

  2. ALEX DOS SANTOS

  3. WILLIAM BENJAMIN GONZALEZ SALINAS

  4. TIMOTEO DAVID FERREIRA.

  5. JACKSON RAFAEL DOS SANTOS SILVA.

  6. FELIPE DIOGO FERNANDEZ.
  7. ALAN DOS SANTOS CADECHE.

  8. LUIS ANTONIO VARELA DA SILVA

  9. LAURINDO DE SOUSA NETTO

  10. OSVALDO PAJIATO.

  11. MURILDO RODRIGUEZ.

  12. CÍSERO FERNANDEZ.

  13. FRANCISCO BERNARDO GIMENEZ.

  14. RENAN CANTERO.

  15. RODRIGO ROCHA DE ARAUJO.

  16. MARCOS PAULO VALDEZ PEREIRA.

  17. JULIO CESAR GOMEZ.

  18. AIRTON BOTELHO DOS SANTOS.

  19. RAFAEL DE SOUZA.

  20. WILSON CURLO TORRES

  21. ALAN TAVARES DA SILVA

  22. CISERO MARCOS SILVA

  23. LUCAS ALVES DA SILVA

  24. LUCIANO DE SOUZA MARTINEZ.

  25. CLAUDINEI PEDROBOM

  26. FRANCISCO GONZALEZ

  27. LUCAS DE SOUZA

  28. FRANCISCO PERALTA

  29. ALBERTO ARIEL CRISTALDO.

  30. WILLIAM SANTOS

  31. JACKSON DA SILVA DE PAULA.

  32. GUSTAVO GOMEZ.

  33. ROBERT DAVID CRISTALDO.

  34. LUIS MARTINEZ VERA

  35. CRISTIAN VERA

  36. JOSE ANTONIO MELGAREJO

  37. MARCIO VALENZUELA.

  38. CELSO LUIS ALVARENGA.

  39. RAFAEL FRANCISCO BRITEZ

  40. ALEJANDRO MONGELOS

  41. RODRIGO DA SILVA

  42. RICARDO SANIOTA

  43. ODAIR FERREIRA DOS SANTOS

  44. SANDRO ROBLES

  45. HECTOR SILVA.

  46. WELLINGTON ROCHA NERY DACOSTA

  47. EDGAR CABRERA

  48. CLETO NUNES

  49. WALTER TORALES

  50. GUSTAVO ARIEL TALAVERA

  51. FABIO GONZALEZ

  52. ANGEL BATISTA D’AMORIN

  53. EDUARDO ALVES D’ACUÑA

  54. DANIEL PAREDES MOREL

  55. ENRIQUE DUARTE

  56. ORLANDO TORRES

  57. JORGE DAMIAN VILLAMAYOR

  58. HUGO RAMON PIZURNO

  59. JOSE ARDIN OJEDA

  60. FABIO ROTELA

  61. OSVALDO FERREIRA

  62. JOHN BARBOZA

  63. FRANCISCO FATECHA

  64. RAFAEL CARVALLO DA SILVA

  65. MAURO VIERA

  66. DERLIS MARQUES GONZALEZ

  67. DEL ROSARIO GÓMEZ

  68. FIDEL CRISTINO CARDOZO

  69. MILCIADES SANABRIA

  70. RICHARD ANTONIO ROBLES

  71. ROBERT GUSTAVO NUÑEZ

  72. SILVIO GARRIDO

  73. SANTIAGO NUÑEZ IRALA

  74. MOISES ROJAS

  75. JOSE ANTONIO MARIN

  76. CRISTIAN LOPEZ

  77. CARLOS MIGUEL LEZCANO

  78. CRISTIAN LUCENA

  79. CHARLY ANTONIO RECOTULO

Túnel escavado seria apenas para

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação