CGEE lança edição especial da Revista Parcerias Estratégicas durante a COP30

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), unidade vinculada do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), lançou a 55ª edição da Revista Parcerias Estratégicas, na terça-feira (11), durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém (PA). A publicação é dedicada à agenda climática e ao papel da ciência, tecnologia e inovação na construção de soluções sustentáveis para o futuro do planeta. Com o tema Mutirão Científico Brasileiro para a COP30, a edição especial da revista reúne contribuições de especialistas, formuladores de políticas e pesquisadores sobre temas como cooperação internacional, desenvolvimento e transferência de tecnologias climáticas, finanças verdes, transição energética justa, soluções baseadas na natureza e o papel da inteligência artificial na previsão de eventos climáticos extremos.

O evento, realizado na Casa da Ciência do Museu Paraense Emílio Goeldi, contou com abertura realizada pelo diretor-presidente do CGEE, Fernando Rizzo. “Esta é uma edição especial, lançada em um momento decisivo para o Brasil e para o mundo, quando se reafirma a importância da ciência, da inovação e da cooperação internacional como pilares da ação climática e da transição para um modelo de desenvolvimento sustentável”, afirma. Rizzo lembrou que o CGEE tem contribuído historicamente para as discussões internacionais sobre clima, sempre com o propósito de “transformar evidências em ações”. “A coletânea reúne reflexões sobre temas fundamentais como cooperação internacional, finanças e tecnologias climáticas, transição energética, soluções baseadas na natureza e cadeias sustentáveis na Amazônia. Também aborda o papel da inteligência artificial na previsão de eventos extremos e o fortalecimento da diplomacia científica”, disse.

Também participaram do lançamento a secretária de Políticas e Programas Estratégicos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do MCTI, Andrea Latgé; o diretor do Departamento para o Clima e Sustentabilidade do MCTI, Oswaldo Moraes; o professor titular do Programa de Planejamento Energético da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Emilio La Rovere Emilio La Rovere; e o pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Paulo Nobre.

Os autores e convidados debateram sobre o papel da ciência e da cooperação internacional frente aos desafios da governança climática global. Ao abordar a valorização da ciência brasileira, Andrea Latgé apontou o alinhamento político com o propósito da COP30, em um momento para o país reafirmar seu protagonismo global em ciência e clima.
De acordo com ela, sediar a conferência amplia o espaço para que a ciência nacional vá além do diagnóstico dos problemas e contribua com soluções concretas e implementáveis, reforçando a liderança do Brasil na construção de caminhos sustentáveis baseados em conhecimento e inovação. “A COP é uma oportunidade para refletirmos profundamente sobre todos os aspectos das mudanças climáticas e para mostrarmos ao mundo a força da ciência brasileira”, destacou.

Latgé também ressaltou o papel do CGEE e da Revista Parcerias Estratégicas como instrumentos de articulação e disseminação de saberes entre ciência, política e sociedade. “Essa edição das Parcerias Estratégicas é um instrumento valioso de reflexão e de ação. Ela traduz a capacidade do CGEE de reunir diferentes vozes em torno de uma agenda comum e de transformar o conhecimento científico em insumo estratégico para políticas públicas e é isso que torna a ciência viva e efetiva”, afirmou.

A secretária apontou, ainda, o compromisso do MCTI em fortalecer a ciência brasileira, promover a cooperação internacional e integrar pesquisa e política pública. “Temos uma ciência de excelência, diversa e inovadora. Falar de ação climática é falar de cooperação, de solidariedade e de equidade. A ciência é o nosso instrumento mais poderoso de transformação, é com ela que construiremos um futuro sustentável, justo e de oportunidades para todos”, disse.

A Revista Parcerias Estratégicas é uma publicação do CGEE voltada à reflexão e ao debate sobre temas estratégicos de ciência, tecnologia e inovação. A 55ª edição está alinhada à proposta da presidência brasileira da COP30 de transformar a conferência em um grande mutirão global pela ação climática, mobilizando governos, sociedade civil, academia e setor produtivo em torno de um futuro mais justo, inclusivo e sustentável.

A versão digital da revista está disponível no portal do CGEE: www.cgee.org.br

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação