CGU, MGI e CGI.br dão início à Semana Dados BR

Evento reúne especialistas e gestores para discutir tendências e governança de dados no Brasil e no mundo

 A Controladoria-Geral da União (CGU), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) deram início, nesta terça-feira (02), à Semana Dados BR. O evento, que é realizado até 05 de dezembro, reúne especialistas, gestores públicos e representantes de destaque no cenário nacional para debater os rumos da gestão e dos ecossistemas de dados.

Ao longo de quatro dias, a programação promove trocas de experiências, apresentações e discussões sobre tendências que vêm transformando o uso de dados no Brasil e no mundo, com foco em governança, interoperabilidade, qualidade da informação e fortalecimento das políticas públicas.

A abertura foi dedicada ao tema “A importância da governança de dados para o fortalecimento da integridade da informação”, com a participação da Secretária Nacional de Transparência e Acesso à Informação da CGU, Lívia Sobota; do Secretário de Governo Digital do MGI, Rogério Mascarenhas; e mediação do Coordenador-Geral de Dados Abertos da CGU, Otávio Neves.

Em sua fala, Rogério Mascarenhas destacou que o país vive um momento de consolidação da visão de dados como elemento estratégico para a transformação digital e para a oferta de serviços mais personalizados ao cidadão: “O nosso desafio aqui é criar um governo para cada pessoa. E isso nada mais é do que a utilização dos dados para que a gente possa personalizar o atendimento”. Ele ressaltou pilares estruturantes da política de governo digital, como identificação, plataforma Gov.BR, integração federativa, segurança, privacidade e a construção da Infraestrutura Nacional de Dados.

Já Lívia Sobota enfatizou que os dados abertos, a transparência ativa e o fortalecimento da governança possuem papel central na estratégia de Estado contemporânea. Ela ressaltou o acúmulo histórico do Brasil na promoção da transparência, desde a Lei de Responsabilidade Fiscal e o Portal da Transparência até a Política de Dados Abertos, e destacou que a pauta é essencial para a integridade da informação, o combate à desinformação, a participação social e a qualificação das políticas públicas.

A Secretária também reforçou que a disponibilização de dados públicos confiáveis contribui para a redução da assimetria informacional entre Estado e sociedade e fortalece a democracia, especialmente diante dos novos desafios da era digital e do uso crescente de inteligência artificial. “Além de mirar combater os dados que são distorcidos, mentirosos, enganosos, nós também temos que mirar na produção de dados que são acurados, que são confiáveis e que são explicáveis”, disse.

A programação continua, com diversas sessões, realizadas durante os quatro dias do evento. Confira a programação e acompanhe as próximas transmissões.

Fonte: Controladoria-Geral da União