
A Controladoria-Geral da União (CGU), participou, nesta quarta-feira (05), da reunião do Fórum das Assessorias Especiais de Controle Interno (AECI), na sede do Ministério da Previdência. O encontro mensal reúne as chefias de assessorias de controle interno de todos os ministérios do Executivo Federal, a fim de compartilhar experiências e buscar soluções para as demandas dos órgãos.
O secretário federal de Controle Interno da Controladoria-Geral da União (CGU), Ronald da Silva Balbe, participou do encontro e levou aos integrantes a experiência do uso de inteligência artificial nas práticas diárias das auditorias internas. Ronald destacou que é preciso fazer uso responsável das ferramentas e regulamentar o uso da IA. “A CGU passou a desenvolver ferramentas específicas para tornar o trabalho mais ágil, mais célere, e isso beneficia diretamente a sociedade brasileira”, explicou.
Dirigindo-se aos chefes de AECI, o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, disse que tem procurado fortalecer o setor no ministério e que espera da alta gestão o compromisso com as iniciativas do Controle Interno. “À medida que assumimos o Ministério fomos dando outra dimensão ao Controle Interno. Por força das circunstâncias é fundamental e definidor para o nosso sucesso estruturar esse setor. Queremos deixar um legado de transparência, governança e boas práticas”, afirmou.
Já a chefe da Assessoria Especial de Controle Interno, Isadora Jinkings Melo Silva, mostrou entusiasmo com a possibilidade de uso de IA. Disse que a regulamentação é muito importante e que o compartilhamento das soluções será fundamental para melhorar os trabalhos. “Queremos o que podemos aplicar em nosso ministério. O uso da ferramenta vai ajudar muito na questão do tempo e na economia de despesa para a Administração”, afirmou.
Com informações do Ministério da Previdência Social.
Fonte: Controladoria-Geral da União

