
A Controladoria-Geral da União (CGU) realizou, nesta quinta-feira (27), a 6ª Reunião da Rede Nacional de Promoção da Integridade Privada, em Fortaleza (CE). O encontro, sediado no Centro de Eventos do Ceará, reuniu representantes de controladorias estaduais e municipais para discutir estratégias de promoção da integridade no setor privado e fortalecer a articulação entre os entes federativos.
A cerimônia de abertura contou com a presença do secretário de Integridade Privada da CGU, Marcelo Pontes Vianna; do secretário de Estado Chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral do Ceará, Aloísio Carvalho; da diretora de Promoção de Integridade Privada, Cristine Köhler Ganzenmüller; e do superintendente da CGU no Ceará, Luiz Fernando Menescal de Oliveira, entre outras autoridades.
Diversas Controladorias-Gerais de Municípios do Ceará convidadas para a reunião, formalizaram adesão à Rede Nacional, ampliando a cooperação técnica e contribuindo para a uniformização da aplicação da Lei Anticorrupção (Lei nº 12.846/2013) no âmbito local.
A programação incluiu apresentações sobre avanços da CGU na área de integridade, metodologias para avaliação de programas de integridade em processos licitatórios, enunciados administrativos relacionados à responsabilização de entes privados, e o Guia da Quantificação da Vantagem Auferida previsto na Lei Anticorrupção.
Idealizada pela CGU, a Rede Nacional de Promoção da Integridade Privada tem como objetivo disseminar boas práticas, promover capacitação e fomentar a cultura da integridade e da transparência nas relações entre o setor público e o setor privado.
Participaram do encontro 65 representantes de controladorias de estados e municípios. Apoiadores do Pacto Brasil tb estiveram na mesa de abertura: SEBRAE/CE; FIEC; e CREA/CE. O CONACI, CONECI/MG; CGM de Fortaleza e a Rede Estadual de Controle Interno da Gestão Pública também participaram do encontro.
Fonte: Controladoria-Geral da União


