CGU promove Reunião da Rede Nacional de Promoção da Integridade Privada

Encontro reunirá controladorias de todo o país para avançar na aplicação da Lei Anticorrupção e fortalecer práticas de integridade no setor privado. Inscrições estão abertas

A Controladoria-Geral da União (CGU) realizará, no dia 27 de novembro, em parceria com a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE/CE), a 6ª Reunião da Rede Nacional de Promoção da Integridade Privada, em Fortaleza (CE). O encontro ocorre no Centro de Eventos do Ceará e reunirá representantes de controladorias estaduais e municipais, além de instituições colaboradoras de todo o país.

As inscrições estão abertas.

Criada em 2023, a Rede tem o propósito de fomentar, uniformizar e aprimorar a aplicação da Lei Anticorrupção (Lei nº 12.846/2013) em âmbito nacional. A iniciativa busca consolidar um ambiente de cooperação técnica entre os entes federativos, promovendo troca de experiências, padronização de entendimentos, disseminação de boas práticas e capacitações voltadas à integridade no setor privado.

Programação e Temas Técnicos

A abertura do encontro contará com a participação de representantes da CGU e de órgãos parceiros, incluindo CONACI, CONECI/MG, CGM, FIEC, SEBRAE/CE, APRECE, CREA/CE e TCE/CE. Em seguida, a programação traz apresentações institucionais da CGU e da CGE/CE, além do compartilhamento de boas práticas pelas controladorias integrantes da Rede.

O secretário de Integridade Privada da CGU, Marcelo Pontes, atualizará os presentes com as novidades e os resultados alcançados pela CGU em 2025. Representante da Controladoria e Ouvidoria-Geral do Estado do Ceará também realizará apresentação sobre boa prática conquistada em seus trabalhos. Haverá ainda momento específico aberto aos membros da Rede para troca de experiências.

No momento da tarde, representantes da CGU realizarão uma sequência de apresentações sobre o guia da quantificação da vantagem auferida na Lei Anticorrupção; metodologia de avaliação de programas de integridade em licitações e enunciados administrativos da CGU no âmbito da responsabilização de entes privados.

A reunião se encerra com encaminhamentos finais para as próximas ações da Rede.

Fonte: Controladoria-Geral da União