
No dia 24 de outubro, a Controladoria-Geral da União (CGU) realizará o “Seminário CTICC no marco da COP30 – Transparência, Integridade e Clima”, parte da preparação do órgão para as discussões da conferência sobre a agenda climática. O evento integra as inciativas do Conselho de Transparência, integridade e Combate à Corrupção (CTICC).
A ideia do evento é estimular o diálogo acerca do papel da transparência e da integridade no enfrentamento às mudanças climáticas a partir da discussão da efetividade de políticas públicas e ações voltadas ao tema, tanto por parte do Estado quanto por parte do setor privado.
Em consenso, a crise ambiental impõe transformações profundas na forma como governos e instituições utilizam recursos naturais e públicos, exigindo que compromissos socioambientais venham acompanhados, além de respostas éticas, de estratégia política e institucional de fortalecimento do tema no debate público e na participação da sociedade civil.
O evento acontecerá no auditório da CGU, das 09h às 12h, e será transmitido via Teams para participantes inscritos. As inscrições para o seminário já estão abertas e podem ser feitas através deste formulário.
Painéis
Para aprofundar o tema, o evento conta com dois painéis de discussão: “Transparência, Integridade e Clima: uma agenda convergente” e “Casos de sucesso em transparência e integridade de organizações públicas e privadas relacionados à mudança do clima”
O primeiro painel busca relacionar o tema da transparência e integridade com a agenda climática, encontrando seus pontos de transversalidade, além de destacar os desafios e oportunidades na construção de políticas públicas ambientais legítimas, inclusivas e eficazes, de forma que os recursos destinados à mitigação e adaptação do clima não sejam desviados de seus propósitos. A moderação será conduzida por Patrícia Alvares de Azevedo Oliveira, Secretária de Integridade Pública da CGU, com exposições de Lívia Oliveira Sobota (Secretária de Transparência e Acesso à Informação da CGU), Mariana Barbosa Cirne (IDP) e Renato Morgado (Transparência Internacional).
Já no segundo painel, serão apresentadas experiências concretas que mostram como a integridade e o controle podem impulsionar resultados ambientais positivos. A moderação ficará a cargo de Ronald Balbe, Secretário Federal de Controle Interno da CGU, e contará com apresentações de Sérgio Filgueiras de Paula, da CGU, Caio Magri, do Instituto Ethos, Humberto Luciano Schloegl, assessor especial de controle interno do MMA, e Jair Schmitt, presidente substituto do IBAMA.
Além dos debates, o evento terá uma recepção com coffee às 9h, momento para networking e troca de experiências entre os participantes.
Serviço:
Local: Auditório da Controladoria-Geral da União
Data: 24/10/2025
Horário: das 9h às 12h
Inscrições: https://forms.office.com/r/J04nBwpLEy
Fonte: Controladoria-Geral da União