16 C
Ponta Porã
segunda-feira, 19 de outubro, 2026

Chile estreia sem empolgar a própria torcida, mas vence Equador por 2 a 0

12/06/2015 06h10

No fim, a seleção da casa foi premiada com um gol de Vargas no contra-ataque

UOL

Alçado ao posto de favotiro, o Chile estreou na Copa América em marcha lenta. Sem inspiração e diante de uma torcida impaciente e silenciosa, a seleção sofreu para vencer o Equador e só garantiu o 2 a 0 no segundo tempo, com uma cobrança de pênalti de Vidal e um contra-ataque finalizado por Vargas.

É um primeiro passo isolado, mas muito tímido para quem se empolga com a “melhor geração da história” do futebol chileno, impressão turbinada pela campanha na Copa do Mundo de 2014. Em casa, com as principais estrelas em campo, a seleção criou pouco, foi atrapalhada por uma estratégia inteligente do Equador e ainda correu o risco de sofrer o empate.

No fim, a seleção da casa foi premiada com um gol de Vargas no contra-ataque. Mesmo assim, foi pouco para convencer um público silencioso e sem o perfil característico do torcedor chileno, reconhecidamente barulhento e incentivador. O desânimo foi tanto que aos 40 minutos, logo após o 2 a 0, a torcida preferia se retirar mais cedo a fazer festa pela vitória inaugural.

Festa:

Uma hora antes do apito inicial, o estádio foi palco de uma cerimônia de abertura, protocolo que cada vez mais tem sido usado em torneio de futebol – tradicionalmente, eventos do tipo ocorrem só em Olimpíadas.

Tabela:

Para o Chile, passar como primeiro do grupo significa ter uma tabela muito mais fácil que a dos principais rivais. Se liderar, o time da casa fica de um lado da chave, enquanto Argentina, Brasil e Uruguai se matam do outro. Para piorar, a Colômbia, único favorito que fica no caminho, só pegaria os anfitriões na semifinal, caso passe na segunda colocação.

Vidal em ação pelo Chile contra Equador no jogo de abertura da Copa América.foto: AFP PHOTO / LUIS ACOSTA