O Brasil participa do 11º Fórum Global da Economia do Turismo (GTEF) 2025, nesta terça-feira (16), em Harbin, na província de Heilongjiang, na China. O encontro mundial reúne mais de 1.200 representantes do setor turístico de mais de 30 países dos cinco continentes e tem o objetivo de construir conjuntamente um novo plano para a economia global do turismo.
Com o tema “Novas forças produtivas de qualidade: impulsionando a economia global do turismo”, o GTEF que foi criado em 2012, deixa Macau pela primeira vez, para reunir em temperaturas abaixo dos 20 graus negativos, autoridades governamentais, representantes de organismos internacionais, executivos do setor privado, empreendedores e especialistas para debater tendências, inovação e desenvolvimento sustentável no turismo.
Durante a abertura do Fórum 2025, o secretário do Comitê Provincial de Heilongjiang do Partido Comunista da China e presidente do Comitê Permanente do Congresso Popular da província, Xu Qin, destacou os diferenciais da região.
“Heilongjiang, localizado na parte mais ao norte e mais ao leste da China, possui vantagens geográficas únicas, belo ambiente natural, profundo patrimônio cultural e paisagens magníficas, tornando-o um destino desejável para turistas nacionais e internacionais”, afirmou.
Turismo do gelo em expansão
Em 2024, a “Cidade do Gelo” de Heilongjiang registrou 282 milhões de visitas turísticas, um crescimento de 29,1% em relação ao ano anterior. Os gastos totais com turismo alcançaram 370,12 bilhões de yuans, alta de 67,1%. As chegadas de visitantes internacionais chegaram a 1,2 milhão, um aumento de 95,4%, enquanto as receitas com turismo receptivo somaram 13,44 bilhões de yuans, um crescimento recorde de 101,5%.
A vice-presidente e secretária-geral do GTEF, Pansy Ho Chiu-king, ressaltou as medidas adotadas para os resultados alcançados.
“Nos últimos anos, Heilongjiang introduziu diversas regulamentações para promover investimentos, criando um ambiente favorável para investidores no turismo. A província não oferece apenas gelo e neve, mas um ambiente rico que atrai empreendedores”, afirmou.
Durante a abertura do evento, o secretário-geral da ONU Turismo, Zurab Pololikashvili, entregou à cidade de Harbin o Certificado de Reconhecimento por sua liderança e excelência no desenvolvimento do turismo de gelo e neve, destacando a inovação do governo chinês ao transformar condições climáticas extremas em oportunidade de desenvolvimento turístico. Pololikashvili também anunciou a abertura de um novo escritório regional no país oriental.
“A inovação deve servir às pessoas, apoiar as comunidades e capacitar as pequenas e médias empresas, garantindo que os benefícios do turismo sejam compartilhados”, disse, ao anunciar que a ONU Turismo abrirá seu escritório regional em Xangai no próximo ano.
Timóteo Lopes
Assessoria de Comunicação Social do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo


