Cidade e MS teve o maior índice de inserção de DIU no País de janeiro a julho

Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo

A liderança é em relação à proporção de procedimentos em relação à população de mulheres em idade fértil

A Prefeitura de Dourados divulgou ontem (3) que a cidade teve o maior índice de inserção de DIU (Dispositivo Intrauterino) registrado no País, considerando os meses de janeiro a julho deste ano. A liderança é em relação à proporção de procedimentos em relação à população de mulheres em idade fértil.

No período, 516 pacientes passaram a usar o método contraceptivo, o que corresponde a uma cobertura de 0,74% das 69.144 mulheres em idade fértil do município. O índice coloca a cidade sul-mato-grossense à frente de capitais como Rio de Janeiro (0,52% de cobertura), Brasília (0,47%) e Florianópolis (0,37%). O levantamento foi feito a partir de dados do Sisab (Sistema de Informação em Saúde para Atenção Básica).

Em Dourados, a Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza o DIU hormonal, não hormonal e o Implanon (implante subdérmico de etonogestrel) em 17 Unidades Básicas de Saúde e no Centro de Atendimento à Mulher. As mulheres interessadas devem procurar atendimento no local mais próximo de casa e agendar uma consulta com médico ou enfermeiro para avaliação.

Cidade e MS teve o maior índice de inserção de DIU no País de janeiro a julho
Caixas do DIU mirena, de ação hormonal (Foto: Divulgação/Prefeitura)

Para a gerente da Rede Alyne – estratégia nacional do Ministério da Saúde focada em qualificar a atenção à saúde materna e infantil–  no município, Mariana Faria, o trabalho dos profissionais de enfermagem contribuiu para o resultado. Segundo ela, 79% das inserções de DIU foram feitas por enfermeiros.

O DIU é um método contraceptivo reversível, de longa duração e com 99% de eficácia, segundo o Ministério da Saúde. Ele é recomendado como estratégica para prevenção de gestações não planejadas, inclusive na adolescência, e planejamento familiar.

Fonte: Campograndenews