Clínica Escola Integrada da UFMS de Três Lagoas inicia atendimentos nesta terça-feira

Google Street View

O serviço será realizado com agendamento e conforme a disponibilidade de vagas

Nesta terça-feira, 26, às 9h, serão iniciados os atendimentos médico-ambulatoriais da Clínica Escola Integrada da UFMS de Três Lagoas (CPTL), localizada na Unidade 1, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. A unidade irá oferecer consultas ambulatoriais, médicas e de enfermagem para pacientes regulados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em áreas como clínica geral e dermatologia, especialmente para o acompanhamento de pacientes com hanseníase.

Agora a população do município e região terá à disposição o atendimento de casos de baixa e média complexidade feitos por estudantes de Medicina e Enfermagem, com a supervisão de professores. O serviço será realizado com agendamento e conforme a disponibilidade de vagas, de segunda à sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Para a diretora do CPTL, Larissa Barcelos, a ampliação dos serviços oferecidos é motivo de muita alegria e representa a concretização de um projeto coletivo, sonhado e construído há várias mãos. “Após muito trabalho, com o apoio da Prefeitura Municipal de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, conquistamos o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, o que nos credencia a receber pacientes […], a realizar os encaminhamentos necessários dentro da rede municipal e a viver este momento histórico que reforça o compromisso social da Universidade e merece ser celebrado”, celebra.

A Clínica Escola amplia as oportunidades de aprendizado prático para os estudantes dos cursos da área da saúde, além de abrir novos horizontes para o ensino, a pesquisa e a extensão. “Os atendimentos marcam um passo importante no fortalecimento do ensino na área da saúde, pois garantirá autonomia aos professores e estudantes, aumentará a integração serviço-ensino-comunidade, uma vez que a população será atendida nas dependências da Universidade, estimulará a atuação multiprofissional dos nossos estudantes, além de ser mais um espaço para o desenvolvimento das habilidades teórico-práticas necessárias aos profissionais de saúde”, explica Larissa.

Além do acesso a um serviço gratuito e de qualidade, o início dos atendimentos também gera impacto no sistema de saúde de Três Lagoas ao absorver a demanda dos grandes hospitais. “Conseguimos contribuir com o sistema de saúde do município, por meio da ampliação da oferta de consultas, bem como no fortalecimento das ações de promoção, prevenção e tratamento em saúde da população em geral”, conclui a diretora.

Inaugurada em 2021, a Clínica Escola Integrada do CPTL já oferecia, por meio de projetos de extensão, práticas integrativas e complementares, como auriculoterapia e ventosaterapia, além de atendimentos de fisioterapia para a população com 60 anos ou mais participante do programa institucional Universidade Aberta à Pessoa Idosa. No espaço, também são realizadas as perícias médicas dos servidores da UFMS.

Fonte: UFMS