24/10/2017 13h10

Artigo: Somente Cristo, por Oziel Gustavo Marian

Artigo: Somente Cristo, por Oziel Gustavo Marian

Divulgação
 
 

Este ano, estaremos comemorando os 500 anos da Reforma Protestante. Um movimento religioso do início do século 16, cuja repercussão foi além da religião. Muitos líderes religiosos e políticos abraçaram este movimento, mas o grande nome foi Martin Luther (Martin Lutero).

Não tem como abordar todos os aspectos da Reforma, pois muitos livros já foram escritos sobre isso e toda a teologia protestante tem como pano de fundo a Reforma. Então, neste e nos próximos três artigos, vou escrever sobre os pilares da reforma: Somente cristo; Somente a fé; Somente a escritura; Somente a graça.

Quem é bem atento, pode perceber que toda pregação, todo ensino e toda atividade da nossa igreja leva e precisa levar em conta estas idéias. No passado, elas ajudaram a igreja a retornar de sua trajetória equivocada. Hoje, estas idéias ajudam a evitar que haja um novo desvio. Elas são como a linha que o pedreiro usa, para que a parede fique reta.

Hoje, vou me concentrar sobre um dos pilares: somente Cristo. Ou seja, Jesus é suficiente para nossa salvação e o único a quem devemos crer e adorar. Conforme Atos 4.12 Pedro, cheio do Espírito Santo diz que a salvação só pode ser conseguida por meio dele (Jesus). Pois não há no mundo inteiro nenhum outro que Deus tenha dado aos seres humanos, por meio do qual possamos ser salvos.

Se nossa fé depender do que ouvimos por aí, vamos ficar malucos, correndo de um lado para outro; num momento acreditamos numa coisa, em outro momento acreditaremos em outra coisa. Pois as pessoas acreditam em muitas coisas; uns acreditam em astros e estrelas, outras em objetos, outros em sorte, outros em mágica, outros só acreditam em si mesmos, outros não acreditam em nada e outros acreditam em tudo. Uns seguem o Papa, outros seguem Lutero, outros seguem Maria, outros seguem Calvino, outros seguem Edir Macedo, outros seguem Valdomiro Santiago, outros seguem Buda, outros seguem Alan Kardec, outros seguem uma pedra, outros seguem um pedaço de madeira... Mas somente Jesus Cristo Salva, somente Jesus Cristo perdoa, somente em Jesus Cristo nos temos comunhão com Deus, somente Jesus Cristo ressuscitou, somente Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida...

Enfim, Jesus é suficiente! Se alguém acredita em Jesus, mas confia também em outras supostas forças, significa que não confia plenamente em Jesus e não possui um relacionamento de fidelidade com o Senhor. É como um homem que diz amar sua mulher, mas vive saindo com outras.

O movimento da Reforma Protestante colocou Jesus de volta no centro. É ele quem importa, é a ele que devemos adorar, louvar e obedecer. Nossa fé e nossa confiança, não devem estar depositadas sobre pessoas, nem objetos e nem em supostas forças cósmicas e místicas. Deve estar depositada em Jesus, pois somente ele é Deus e único digno de receber a Honra e Glória. Confira o que Deus diz por intermédio de Jeremias (Jr 17.5-10).

Que Deus (o Senhor), te guarde e te abençoe!

Oziel Gustavo Marian – ozielmarian@gmail.com

Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Ponta Porã

Rua Clodomiro Novaes, 182, Ponta Porã-MS.

Telefone 67-3431-0311 – e-mail: ieclbpontapora@bol.com.br

Envie seu Comentário