Com o tema “Democracia, Igualdade e Direitos para Todas as Mulheres Cearenses”, foi realizada nesta sexta-feira (22) a 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres do Ceará, na Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace). O Ministério das Mulheres foi representado pela secretária nacional de Enfrentamento à Violência contra Mulheres, Estela Bezerra, que participou da abertura ao lado de Maria da Penha, símbolo da luta contra a violência doméstica no Brasil.
Maria da Penha destacou a importância do evento para a mobilização das mulheres cearenses. “Este é um espaço de construção coletiva, de escuta e de luta que nos permite reafirmar o compromisso de transformar a vida das mulheres cearenses e brasileiras”, afirmou.
Em sua fala, ela também relembrou sua trajetória de resistência. “Sou uma mulher paraplégica desde 1983, fruto de uma tentativa de assassinato por parte do meu marido. Me transformei na pessoa que sou hoje graças ao movimento de mulheres, que me conscientizou de que essa violência era mais comum do que eu pensava”.
Ao lado da ativista, Estela Bezerra ressaltou a força e a relevância de sua trajetória. “A nossa maior influência está aqui ao meu lado. Ela representa o que viemos construir. Transformou uma tragédia em vitória, em caminho, inspiração e esperança de uma vida melhor”, disse.
A secretária também destacou a importância do protagonismo feminino na formulação de políticas sociais e citou como exemplo a retirada do Brasil, mais uma vez, do Mapa da Fome, em 2025. “A gente não gosta de injustiça. E quando há mulheres envolvidas nesse processo, fazemos isso com ainda mais qualidade. Costumo dizer que, quando nós, mulheres, nos reunimos, não pensamos apenas em soluções para nossas vidas, mas para toda a sociedade. Somos muito agregadoras”, afirmou.
Promovida pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria das Mulheres, do Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PreVio) e do Conselho Cearense dos Direitos da Mulher (CCDM), a conferência conta com uma programação estratégica para o fortalecimento da democracia e da participação feminina.
Entre as atividades, destacam-se a mesa de debate “Democracia e Direitos: a força das mulheres cearenses”, o painel “Resistir, persistir e conquistar: a evolução da luta das mulheres” e a apresentação do documento-base do I Plano Estadual de Políticas para as Mulheres.
A secretária estadual das Mulheres, Lia Gomes, ressaltou que as propostas construídas ao longo das etapas regionais são fundamentais. “Essas contribuições poderão, no futuro, melhorar o destino e a vida das mulheres cearenses e brasileiras”, destacou.
A 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres do Ceará segue até este sábado (23).
5ª CNPM
Com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”, a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres será realizada de 29 de setembro a 1º de outubro de 2025, em Brasília. O encontro é promovido pelo Ministério das Mulheres e pelo Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), com ampla participação da sociedade civil representada por entidades, organizações e movimentos sociais.
Para mais informações, acesse a plataforma Brasil Participativo. Também é possível acompanhar as novidades no Instagram da 5ª CNPM.
Fonte: Ministério das Mulheres