4.8 C
Ponta Porã
quarta-feira, 29 de maio, 2024
InícioPolíticaCom apoio de Vander, FestJuv traz grandes nomes da arte a Campo...

Com apoio de Vander, FestJuv traz grandes nomes da arte a Campo Grande

Foi lançada oficialmente nesta segunda-feira (15) a programação oficial da 1ª edição do Festival da Juventude (FestJuv), que será realizado no campus da UFMS em Campo Grande no período de 25 a 28 de abril. O evento é gratuito e patrocinado pelo Ministério da Cultura por meio de uma emenda parlamentar do deputado federal Vander Loubet.

De acordo com a coordenação do Festival, serão quatro dias de encontros artísticos, oficinas de formação, reflexão e debates para, através da cultura, compreender a diversidade da sociedade e fortalecer os espaços democráticos comunitários e de convivência. Além disso, a realização do FestJuv é um ato de reafirmação da importância da cultura e das artes e de conexão de gerações, dos que hoje são jovens com os que começaram suas carreiras ainda jovens e nunca mais pararam.

Para o deputado Vander, o FestJuv é uma oportunidade para a juventude vivenciar experiências. “Particularmente, estou muito empolgado com esse festival. É uma atividade que nos orgulha estar apoiando, pois precisamos de espaços para nossos jovens se manifestarem, aprenderem mais e interagirem com as diversas formas de cultura que temos no Mato Grosso do Sul e no Brasil”, destaca.

Além dos concursos literários, de reportagem e de batalha de rima e das oficinas gratuitas, a programação anunciada está repleta de atrações artíticas. A abertura do FestJuv no dia 25, quinta-feira, terá como atração o cantor, compositor e poeta Arnaldo Antunes. O ex-Titãs falará sobre a sua obra literária e fará um show na sequência. Já no dia 26, sexta-feira, é a vez da cantora Ana Cañas se apresentar com seu espetáculo em homenagem ao cantor e compositor Belchior.

As atrações musicais regionais também estão garantidas. O Festival terá apresentações da cantora Marcela Mar, da Orquestra Indígena da Aldeia Darcy Ribeiro, da banda Ecoar (do curso de música do Sesc Lageado), da banda Lua e os Cometas, do cantor e acordeonista Gabriel Chiad, do cantor e violonista Matu Miranda, da Orquestra Jovem do Sesc/MS, dos pioneiros do rap sul-mato-grossense Falange da Rima, da cantora Marina Peralta, do DJ Magão, da cantora e rapper indígena MC Anarandá, e do quarteto índígena de rap Bro MC’s.

No campo da literatura, estão confirmadas atividades com escritores nacionais de destaque: Tino de Freitas (autor de 40 livros), Raphael Montes (escritor com obras traduzidas em mais de 25 países e adaptadas para o streaming e cinema, como a série do Netflix “Bom Dia, Verônica” e o longa-metragem “Uma Família Feliz”), Preta Ferreira (autora de “Minha Carne – Diário de uma Prisão”) e Marcelo Rubens Paiva (autor, entre outras obras, de “Feliz Ano Velho”, livro brasileiro mais vendido da década de 1980, traduzido para diversos idiomas e transformado em peça e filme) e Sérgio Vaz (poeta e agitador cultural de São Paulo, autor de oito livros e cofundador do Sarau da Cooperifa – Cooperativa Cultural da Periferia).

Também estarão presentes nas atividades de literatura a Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, a Academia Estudantil de Letras Raquel Naveira, o coletivo de poesia Slam Plural, o grupo As Camélias, a escritora , os poetas Du Mato e Emmanuel Marinho, o mestre de cerimônia (MC) Duguinho RG, os escritores Isabel Fiorese, Pedro Tierra, Luiz Fernando Emediato, Alessandra Coelho, Tânia Gauto e Nycolas Verly.

A programação do FestJuv conta ainda com nove oficinas, que vão abordar temas como escrita criativa, interpretação para cinema e TV, roteiro para cinema, técnica vocal para jovens, desenvolvimento de apps para celular, políticas públicas para juventude, identificação de fake news, emprendedorismo digital e comunicação e marketing. Destaque para a Oficina de Interpretação para Cinema e TV, que será ministrada por Johnny Massaro, um dos mais versáteis atores de sua geração e que atingiu popularidade atuando em telenovelas da TV Globo a partir de 2007.

O Festival da Juventude terá um espaço chamado Vila das Letras, dedicado à exposição, venda, troca e doação de livros com diversos coletivos literários. Completam a programação palestras, rodas de conversa, apresentações de capoeira e de cheerleaders, espetáculos de teatro, dança e circo e concursos de cosplay e k-pop.

Todas as atividades serão realizadas na Cidade Universitária da UFMS na Capital, nos seguintes espaços: Esplanada do Estádio Morenão, Complexo Multiuso I, Auditório Marçal de Souza e Teatro Glauce Rocha. Além disso, no estacionamento do Teatro funcionarão a Praça da Juventude (onde será montado um palco para apresentações), a Vila das Letras e a Praça de Alimentação.

O FestJuv é uma iniciativa da Associação Amigos do Cinema e da Cultura (AACIC) e conta com a parceria do Governo do Estado por meio da Fundação de Cultura (FCMS), da Rede Educativa MS e das secretarias de Estado de Educação (SED); de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc); e de Cidadania (SEC). Tem ainda o apoio da Federação dos Trabalhadores em Educação (Fetems), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Federação do Comércio de Bens e Serviços (Fecomércio) e do Serviço Social do Comércio (Sesc). O patrocínio é do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, com emenda parlamentar do deputado federal Vander Loubet.

 A programação completa pode ser acessada no site www.festjuv.com.br