Com apoio do Ministério da Educação (MEC), teve início na segunda-feira, 24 de novembro, os Jogos das Instituições Federais (JIFs), no Campus Natal Central, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). A etapa nacional do evento reúne 994 estudantes atletas de 30 instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, além de uma centena de professores e técnicos.
Os JIFs seguem até sábado, 29 novembro, com competições individuais e coletivas na capital potiguar. As modalidades são atletismo, judô, natação, tênis de mesa, xadrez, basquetebol, futsal, futebol, handebol, voleibol e vôlei de praia. A programação e os resultados ficam disponíveis no site do IFRN.
Na cerimônia de abertura, o diretor de Desenvolvimento da Rede Federal, Charles Okama de Souza, destacou o investimento de R$ 1,5 milhão do MEC no evento, reconhecendo a importância dos jogos para a formação cidadã dos estudantes. “O governo federal reconhece a educação profissional e tecnológica (EPT) como um fator de transformação na vida dos jovens”, afirmou.
O reitor do IFRN, José Arnóbio de Araújo Filho, anfitrião dos jogos, ressaltou que o “esporte é muito mais do que uma competição”, exaltando a importância da cidadania, da diversidade, da liberdade e da democracia como pilares para a construção contínua do país. Também participou da solenidade de abertura a presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Ana Paula Giraux Leitão.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e do IFRN
Fonte: Ministério da Educação


